Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Desenvolvimento une quinze instituições
Nórdicos projectam têxteis de Famalicão

Desenvolvimento une quinze instituições

Cabeceiras de Basto aprovou apoios no valor de 100 mil euros por unanimidade

Desenvolvimento une quinze instituições

Braga

2021-07-05 às 06h00

Filipa Ribeiro Filipa Ribeiro

São 25 sessões centradas no desenvolvimento pedagógico, de forma a potenciar aprendizagens dos estudantes e prepará-los para o futuro.

A Universidade do Minho (UMinho) coordena mais uma edição das Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico. A 4.ª edição desta iniciativa junta 15 instituições de ensino universitário e politécnico que dão continuidade à sua aposta na colaboração e partilha de recursos com vista à formação pedagógica dos seus docentes. O programa decorrerá entre hoje e o próximo dia 16 de Julho e propõe 25 sessões de desenvolvimento pedagógico.
O programa desenvolve-se inteiramente online e irá juntar cerca de 500 docentes das instituições participantes que preencheram 1500 vagas de formação existentes, podendo assim usufruir de formações desenvolvidas por colegas de todas as instituições. Esta quarta edição volta a versar sobre diversas temáticas do ensino, mas tem um foco particular na avaliação dos estudantes. Serão abordados vários temas, como a utilização de recursos digitais nas atividades letivas, estratégias pedagógicas para o ensino híbrido, estratégias de ensino e aprendizagem colaborativas e focadas no envolvimento e sucesso dos estudantes, desafios na orientação de teses de doutoramento, team-based learning, gamificação, inteligência emocional, entre outros.
As várias instituições de ensino superior têm procurado criar oportunidades de formação e desenvolvimento pedagógico dos docentes com o objectivo de melhorar as aprendizagens dos estudantes e prepará-los para dar contributos relevantes para lidar com as incertezas do mundo contemporâneo.
Nestas Jornadas Interinstitucionais de Desenvolvimento Pedagógico esse esforço torna-se colaborativo, abrindo-se as portas para uma troca de experiências e, mais importante, possibilitando que essa troca de experiências aconteça entre os docentes das diferentes instituições. Aliás, essa é uma das grandes mais-valias destas jornadas, já que permitem a partilha de conhecimentos, de experiências e o conhecimento mais aprofundado de projectos de sucesso aplicados nas diversas unidades de ensino superior portuguesas que marcam presença.
Para além da Universidade do Minho e da UA, participam nesta iniciativa as universidades dos Açores, Algarve, Beira Interior, Porto, Nova de Lisboa e Trás-os-Montes e Alto Douro e os instituto politécnicos do Cávado e do Ave, Porto, Leiria, Setúbal, Viana do Castelo e ainda o Iscte – Instituto Universitário de Lisboa e o Instituto Superior Técnico de Lisboa.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho