Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Desfile da Mordomia dá hoje início à Romaria d’Agonia em Viana do Castelo
Sá Pinto: “Precisamos de ganhar”

Desfile da Mordomia dá hoje início à Romaria d’Agonia em Viana do Castelo

Vitória SC vence na deslocação Tondela, em dia de aniversário

Desfile da Mordomia dá hoje início à Romaria d’Agonia em Viana do Castelo

Alto Minho

2019-08-16 às 06h00

Redacção Redacção

As festividades em honra de Nossa Senhora d’Agonia arrancam oficialmente hoje com o majestoso Desfile da Mordomia, que este ano integra mais de seis centenas de mulheres trajadas ‘a rigor’. A maior romaria do país decorre até ao próximo dia 20.

É com um grandioso Desfile da Mordomia e com mais de seis centenas de mulheres trajadas ‘a rigor’ que Viana do Castelo dá, hoje, início à Romaria d’Agonia. O Salão Nobre da Câmara Municipal abre portas para acolher os cumprimentos oficiais das mordomas que desfilam pela cidade, num dos números mais emblemáticos da festividade que elogia as maiores tradições do Alto Minho.

As 619 mordomas que integram o Desfile da Mordomia são oriundas de sete nacionalidades diferentes. A maior parte delas tem entre os 20 e os 29 anos e cumpre hoje o sonho de desfilar orgulhamente na mordomia.
De acordo com a VianaFestas, entidade que organiza as festas da capital do Alto Minho, “além de Portugal, participam neste desfile mulheres de França, Luxemburgo, Brasil, Andorra, Reino Unido e até da República Checa”.

Durante a maior romaria do país, Viana do Castelo vai receber duas delegações internacionais. Uma das delegações é encabeçada pelo autarca de Andorra La Vella, que vem à Romaria d’Agonia acompanhado pelo director do Grupo Folclórico da Casa de Portugal de Andorra. A outra delegação integra o presidente da Câmara de Lézennes, França, que será acompanhado pelos gigantones daquela localidade francesa.

Durante estes dias da festa, Viana do Castelo acolhe ainda o Rancho Folclórico Maria da Fonte, da Casa do Minho do Rio de Janeiro, recebendo Agostinho Ferreira dos Santos, presidente da instituição, que recebeu o título de ‘Cidadão de Honra’ de Viana do Castelo em 2017.

A certificação do traje à Vianesa, com origem no século XIX, foi publicada em Diário da República no final de 2016.
O traje assume-se como um símbolo tradicional da região, nas suas várias formas, consoante a ocasião e o estatuto da mulher.
As festas em honra de Nossa Senhora d’Agonia arrancam oficilamente hoje e prolongam-se até ao próximo dia 20, com um orçamento de 599.686 euros.
A Romaria d’Agonia, que recebeu em 2013 a Declaração de Interesse para o Turismo, é um dos momentos maiores que a região do Alto Minho vive anualmente, levando mais longe as suas tradições, usos e costumes.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.