Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Desfile de Carnaval com mais de 1500 foliões foi o maior de sempre
Levski Sofia e Hapoel Beer-Sheva no caminho do Sporting de Braga

Desfile de Carnaval com mais de 1500 foliões foi o maior de sempre

Triatlo das Andorinhas 2025 está marcado para domingo, 29 de Junho

Desfile de Carnaval com mais de 1500 foliões foi o maior de sempre

Alto Minho

2023-02-22 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, mostrou-se satisfeito com a adesão dos foliões ao corso carnavalesco e destacou a presença de muita gente na assistência.

Citação

Cerca de 1500 pessoas desfilaram ontem pelas ruas do centro da vila com os mais diversos disfarces.
O corso carnavalesco, organizado pela Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez e pela Associação Folia, foi considerado o maior de sempre.
“Está uma multidão no Campo do Trasladário para assistir a mais de 1500 pessoas a desfilar. É um grande envolvimento da comunidade e das associações do nosso concelho. É o maior cortejo carnavalesco da zona Norte. Temos, em toda a fronteira, o maior cortejo carnavalesco transfronteiriço. Não tenho a mínima dúvida”. disse João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal dos Arcos de Valdevez.

O autarca arcuense mostrou-se satisfeito com o regresso do desfile de Carnaval depois de dois anos de interregno devido à pandemia. Um facto que permitiu dinamizar a economia local.
“Sem dúvida nenhuma que o turismo, o comércio e os produtos locais, com o dia de hoje (ontem) levaram um empurrão para a frente. Disso não tenho a mínima dúvida”, deu conta João Manuel Esteves.
O vice-presidente da Associação Folia, e um dos principais responsáveis pelo desfile carnavalesco, Rui Aguiam, destacou que o corso deste ano é o “reerguer do que consideramos já o maior desfile do Norte de Portugal e que este ano tem a mais-valia da presença das comparsas dos nossos irmãos da Galiza”.
Rui Aguiam destacou ainda o grande interesse das associações em participar no desfile.

“Temos o maior número de inscrições de participantes. Temos, ao todo, 1561 pessoas inscritas, sendo que 500 são de Espanha”, frisou Rui Aguiam.
O vice-presidente da Folia espera que o número de participantes possa ser maior nas próximas edições.
“Gostávamos de ter muito mais gente a participar do que a ver. Mas quando quiserem, venham e tornem-se foliões. Venham desfrutar do Carnaval dos Arcos de Valdevez. Querem que voltemos ao maior cortejo de palhaços que já organizámos em 2003. Se para o ano o tema for os palhaços, que seja com muitos palhaços”, desejou Rui Aguiam.
Marcaram presença 25 associações, que apresentaram os mais variados temas. As actividades das várias associações, a sátira política, a greve dos professores e a carestia de vida, além da dança foram os principais temas abordados pelos foliões.
Na assistência estiveram milhares de pessoas, muitas delas provenientes de fora do concelho.

Comparsas da Galiza trouxeram animação ao Carnaval dos Arcos de Valdevez

Entre os mais de 1500 foliões que ontem desfilaram no centro da vila estiveram 300 pessoas vindas da Galiza, integradas em seis comparsas (espécie de fanfarras com pessoas de todas as idades que tocam tambores e instrumentos agrícolas nas ruas).
A presença dos grupos estrangeiros permite “mostrar que a fronteira é um veículo de união e de celebração. Temos muitos motivos de animação que nos unem”, disse João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal dos Arcos de valdevez.
Rui Aguiam, vice-presidente da Associação Folia, destacou que na Galiza também existe uma forte tradição carnavalesca. “Eles têm magníficos carros (alegóricos) e nós acompanhamos o que eles fazem de melhor”, frisou Rui Aguiam.

Uma das comparsas presentes foi a ‘Talismán’, vinda de Salzeda de caselas (Pontevedra, Galiza). Raquel Allonso, responsável pela comparsa ‘Talismán’, explicou que este é o segundo ano que participa no corso carnavalesco arcuense. “Gosto muito dos Arcos de Valedevez. O desfile é espectacular e muito bonito. O desfile que mais gosto, de todos os que participamos, até mesmo na Corunha, é o dos Arcos de Valdevez.”
A comparsa Talismán apresentou um espectáculo de música e muita animação, com a participação de 65 foliões.
Também a comparsa ‘O Millor de Cada Casa’ gostou de participar no desfile de Carnaval dos Arcos de Valdevez. “É importante para nós virmos cá para nos divertirmos. Queremos passar bons momentos e tentaremos divertir quem está a assistir. O Carnaval dos Arcos de Valdevez e este defile permite muita diversão”, disse Plácido Penedo, o reponsavel pela comparsa ‘O Millhor de Cada Casa’. O grupo de 55 foliões galegos apostou numa animação relacionada com o cinema. “Apresentamos uma carroça que leva o cinema, com os Óscares e com uma câmara de filmar gigante. É uma tradição da nossa terra” disse Plácido Penedo. A comparsa é proveniente de Vicios (Corunha).

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho