Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Detecção precoce do cancro da mama tem cura em 90% dos casos
Dois autocarros elétricos reforçam frota municipal

Detecção precoce do cancro da mama tem cura em 90% dos casos

Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Detecção precoce do cancro da mama tem cura em 90% dos casos

Braga

2018-10-20 às 06h00

Marta Amaral Caldeira Marta Amaral Caldeira

O Hospital de Braga promoveu, ontem, mais uma acção de sensibilização para a importância da detecção precoce do cancro da mama. A prevenção é o melhor remédio.

Citação

Mónica Fernandes estava, ontem, de passagem pelo Hospital de Braga e foi uma das muitas pessoas sensibilizadas para a questão da prevenção do cancro da mama. Em Portugal morrem 1500 mulheres por ano com a doença, mas a detecção precoce e tratamento aumentam as possibilidades de cura para 90% dos casos.
O Hospital de Braga promoveu, ontem, mais uma acção de sensibilização para a prevenção do cancro da mama junto dos seus utentes, no âmbito do programa ‘Outubro Rosa’, que está a ser promovido por várias entidades parceiras que se unem neste grande abraço rosa.

A enfermeira Paula Costa, da Consulta de Senologia do hospital, foi o elemento-chave desta acção de sensibilização, explicando aos utentes a importância da prevenção do cancro da mama. “Este é um problema que não afecta só as mulheres”, advertiu, apontando que 1% dos homens tem a doença.
“A prevenção é muito importante porque 90% da probabilidade da cura está na detecção precoce do cancro e é bom que as pessoas tenham isto em mente”, frisou a enfermeira, indicando que o importante mesmo é realização da mamografia, a partir dos 45-50 anos.

A enfermeira lembrou que a participação nos rastreios, organizado com o Instituto Português de Oncologia, pode ajudar à detecção precoce do problema, incentivando as pessoas que são chamadas a fazê-los.
“É igualmente importante que as pessoas conheçam bem o seu corpo e detectem os sinais de alerta logo, aproveitando, por exemplo, quando estão a tomar banho para ver se vêem alguma coisa de diferente como um mamilo umbilicado (para dentro), se há alguma escorrência mamária ou se sentem algum nódulo palpável”, indicou a enfermeira Paula Costa. Caso seja esse o caso é procurar ajuda médica de imediato.

Para a utente Maria da Graça, estas acções de sensibilização “fazem todo o sentido”. “Infelizmente já tive na minha família pessoas que sofreram com esta doença e é muito importante que as pessoas se convençam de que este é um problema que não acontece só aos outros”, contou.
A enfermeira chefe do Seviço de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital de Brga, Fátima Rocha, “é preciso estar alerta”. “Nós, como Unidade de Senologia, pretendemos de uma forma mais activa sensibilizar todas as mulheres e homens da região para uma atitude preventiva”, disse, indicando que a doença, sobretudo nas mulheres, “tem um impacto muito significativo”, sobretudo a nível familiar, mas também a nível económico e social.

Congresso Oncológico e Pink Run este fim-de-semana

É já amanhã que se realiza a Caminhada PINK RUN. O evento vai já na 5.ª edição, uma iniciativa com fins solidários cujas verbas angariadas revertem a favor das associações que integram a organização do Outubro Rosa.
Prevenir, apoiar e combater é o mote do Outubro Rosa, um programa promovido pelo Município de Braga, em parceria com o Hospital de Braga, Rosa Vida/Gabinete de Apoio Oncológico, Delegação de Braga da Liga Portuguesa contra o Cancro e Movimento Vencer, que visa apoiar as vítimas de cancro da mama e seus familiares.
Hoje terá lugar, no Forum Braga, um dos pontos altos do programa, o Congresso Oncológico. O evento nacional transdisciplinar, que integra profissionais como médicos, enfermeiros, fisiatras, fisioterapeutas, técnicos do exercício físico, psicólogos, entre outros, debatem a doença.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho