Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Dez milhões e meio em seis escolas de Famalicão
Carlos Carvalhal: “Em termos de dinâmica, estamos ainda a gatinhar”

Dez milhões e meio em seis escolas de Famalicão

Parquímetros e Parque de Estacionamento do Campo d’Agonia gratuitos até final do ano

Dez milhões e meio em seis escolas de Famalicão

Vale do Ave

2010-04-07 às 06h00

Redacção Redacção

Mais de 10,5 milhões de euros é quanto vai custar a construção dos novos centros escolares do concelho de Famalicão. Quadro de Referência Estratégico Nacional já disponibilizou oito milhões.

Oito milhões de euros foi a verba disponibilizada pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN) para a construção de seis centros escolares no concelho de Vila Nova de Famalicão, onde serão investidos um total de 10,6 milhões de euros.

“É um grande investimento na educação das crianças famalicenses que vai perdurar por mui-tos e muitos anos”, afirmou o presidente da câmara de Famalicão sobre o plano de moder-nização de rede escolar que já está no terreno.

Os centros escolares de Joane e Ribeirão, assim como o jardim-de-infância de Telhado (que formará o centro escolar desta freguesia), estão em fase adiantada de construção.
As crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo ficarão na mesma escola, facto que é encarado como um factor de qualidade de vida para as famílias e para o desenvolvimento escolar e pessoal das próprias crianças.

“Boas escolas”

“Para uma educação de qualidade, é preciso bons professores, mas também é preciso boas escolas”, salientou Armindo Costa, que considera “histórico” o trabalho que está a ser feito da modernização do parque escolar.

Ao investimento municipal no 1.º ciclo e no ensino pré-escolar, junta-se o investimento directo do Ministério da Educação na ampliação e modernização da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, uma empreitada que inclui a construção de um pavilhão gimnodesportivo prometido há mais de 20 anos.

Já adjudicadas e em fase de arranque estão as obras de construção dos centros escolares de Antas, Louro e Sede nº 2.
O futuro Centro Escolar de Antas inclui 9 salas para o 1.º ciclo, duas salas para o ensino pré-escolar, um laboratório ‘Ciência Viva’, entre outros espaços. O equipamento irá servir as crianças das freguesias de Abade de Vermoim, Seide S. Paio e Antas.

O Centro Escolar do Louro, que também vai servir as crianças de Mouquim, prevê a construção de nove salas de aula para o 1.º ciclo, duas salas para o pré-escolar, um espaço específico para a biblioteca escolar, um refeitório, entre outros.
A requalificação e ampliação da Escola Básica Sede n.º 2, que inclui jardim-de-infância, contempla a construção de seis novas salas, uma biblioteca escolar, um refeitório/espaço polivalente, uma sala de professores, um conjunto de áreas multifuncionais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho