Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Dezenas de exposições e projectos para enriquecer currículo de alunos
Hospital da Santa Casa de Vila Verde investe em tecnologia de última geração

Dezenas de exposições e projectos para enriquecer currículo de alunos

CDP Awards Europe: Guimarães foi a única cidade portuguesa premiada

Dezenas de exposições e projectos para enriquecer currículo de alunos

Alto Minho

2018-11-18 às 15h55

Redacção Redacção

Câmara de Viana do Castelo acaba de apresentar um novo plano de enriquecimento curricular dos alunos do concelho com dezenas de exposições, actividades de grupo e projectos educativos.

Citação

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou ao Conselho Municipal de Educação todos os recursos educativos existentes no município, tendo como objectivo a promoção da diferenciação e flexibilidade curricular.
Tendo em conta que o conhecimento do património local (biológico, geológico e histórico-cultural) e a sua valorização enquanto recurso educativo permite o desenvolvimento de práticas pedagógicas contextualizadas e imersivas na realidade do aluno, a autarquia quer contribuir para a diferenciação curricular e para o sucesso educativo dos estudantes através da implementação de recursos variados, que incluem exposições, actividades para grupos, projetos educativos, equipamentos e dias temáticos.

Ao longo do ano lectivo, serão apresentadas aos estudantes diversas Exposições, promovidas no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), Centro de Mar de Viana do Castelo, Museu de Artes Decorativas, Museu do Traje e Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, que vão abordar temas vários, como os moinhos de maré, o lixo marinho, a cerâmica portuguesa, a poética do amor e o ouro.

No que toca a actividades para grupos, serão promovidas actividades pelo CMIA, sobre o mar, água, floresta, resíduos e sustentabilidade, com actividades também direcionadas ao Centro de Mar, Geoparque, Nutrição, Voluntariado, Casa dos Nichos, Museu de Artes Decorativas, Biblioteca Municipal e Museu do Traje. As actividades são variadas, como ‘Meteste o pé na poça!’, dedicada aos alunos do 1.º e 2.º Ciclo, que permite ao aluno conhecer a diversidade biológica de uma praia rochosa, reconhecendo a sua importância e as suas maiores ameaças. Na actividade ‘Compostagem, uma parte de solução?’, direccionada para todos os públicos, pretende-se que os intervenientes tomem consciência da quantidade de resíduos sólidos urbanos (RSU) produzidos, quantidade de material orgânico potencialmente valorizável pela compostagem e pro- cessos biológicos associados a este processo.

Já na actividade ‘Rota da História’, para o 2.º ciclo e ensino superior, a atividade corresponde a um percurso iniciado na Praia Norte e com término na Praia de Fornelos, ao longo do qual são descritos diversos aspetos da Geodiversidade referentes aos Monumentos Naturais Locais das Pedras Ruivas, Canto Marinho e Alcantilado de Montedor, e a actividade ‘Ouro - do tradicional ao contemporâneo: A Filigrana e as voltas do fio de ouro’, focada nos alunos do pré-escolar e 1º ciclo, vai promover a criação de peças em ‘ouro’ através da ornamentação dos fios.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho