Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Dia das Leguminosas em estreia no ‘5 ao Dia’
Eleições: Contagem dos votos dos emigrantes arrancou a cargo de 700 cidadãos

Dia das Leguminosas em estreia no ‘5 ao Dia’

Recorde de golos difícil mas possível

Dia das Leguminosas em estreia no ‘5 ao Dia’

As Nossas Escolas

2019-02-12 às 10h24

Redacção Redacção

Alunos que participaram nesta primeira sessão temática foram sensibilizados para os aspectos nutricionais e benefícios das leguminosas.

Citação

O programa ‘5 ao Dia’, promovido pelo Mercado Abastecedor de Braga, assinalou na sua última sessão, e pela primeira vez, o Dia Mundial das Leguminosas, declarado oficialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU) em Dezembro passado numa assembleia-geral realizada em Nova Iorque, tendo por objectivo primordial a promoção das leguminosas no contexto da segurança alimentar, a sustentabilidade do planeta e da economia das áreas rurais, assim como o incremento do seu consumo, de pelo menos, três vezes por semana, conforme recomendado pela Organização Mundial de saúde (OMS).

Neste âmbito, estas sessões foram aproveitadas pelas nutricionistas Joana Sampaio e Analisa Neto para informar as crianças sobre os aspectos nutricionais das leguminosas e o seu benefício para a saúde. As leguminosas representam um grupo de alimentos que se pode dividir em duas categorias: os grãos (feijão, grão-de-bico, lentilha, ervilha, fava e tremoço) e as oleaginosas (soja e amendoim), sendo que fornecem um conjunto importante de nutrientes como proteínas e hidratos de carbono, para além de fibras, vitaminas (sobretudo B) e minerais (ferro e cálcio). Acresce ainda o facto de as leguminosas serem um alimento com elevada riqueza nutricional e económico, quando comparado com outras fontes proteicas, como a carne ou o pescado, para além do seu fácil acesso e versatilidade culinária, podendo ser utilizado nas refeições do dia-a-dia (na sopa, numa salada, num prato principal).
Nestas sessões, as salas e locais onde decorreram as actividades que constituem a matriz-base do programa ‘5 ao Dia’ foram especialmente decoradas com cartazes alusivos a este tema que continham informações relevantes sobre a importância das leguminosas no contexto agrícola, nutricional, saúde e de desenvolvimento sustentável.

Cada criança foi convidada a semear uma leguminosa, tendo a bióloga Liliana Moreira aproveitado a oportunidade para informar as crianças sobre os aspectos botânicos, ciclo de vida, práticas culturais e condições edafoclimáticas necessárias ao desenvolvimento das leguminosas. As crianças foram ainda informadas que o cultivo das leguminosas é determinante para a preservação da biodiversidade e do meio ambiente, uma vez que, conforme destacado pela ONU, “as suas propriedades fixadoras de nitrogénio contribuem para aumentar a fertilidade do solo; precisam de muito pouca água, sendo resistentes a secas e geadas e têm uma pegada de carbono menor do que a maioria das outras culturas”.
Esta sessão inaugural do Dia Mundial das Leguminosas contou com a participação dos alunos do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico da EB1 das Enguardas.
Na próxima quarta e quinta-feira a sessão contará com a participação dos alunos da escola EB1 S. Lázaro, concelho de Braga, bem como dos alunos das escolas EB1 Valdosende e EB1 Terras de Bouro.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho