Correio do Minho

Braga,

- +
Dia do Agrupamento de Escolas André Soares abre portas à diversidade
Assembleia Municipal aprova relatório e contas da Câmara

Dia do Agrupamento de Escolas André Soares abre portas à diversidade

ULS de Braga celebra protocolo com Fundação Infantil Ronald McDonald

Dia do Agrupamento de Escolas André Soares abre portas à diversidade

As Nossas Escolas

2024-03-02 às 10h14

Joana Russo Belo Joana Russo Belo

Programa recheado de actividades marcou, ontem, o Dia do Agrupamento de Escolas André Soares. Iniciativas envolveram toda a comunidade e os cerca de 2.300 alunos, de 36 nacionalidades. Camisolas dos 50 anos do 25 de Abril em destaque.

Citação

É um dia diferente, de portas abertas a uma diversidade de actividades, que espelham a riqueza cultural que se vive no Agrupamento de Escolas André Soares, que conta com cerca de 2.300 alunos, de 36 nacionalidades. O Dia do Agrupamento envolveu, ontem, toda a comunidade, em várias actividades promovidas por cada departamento, com destaque para o concurso das camisolas dos 50 anos do 25 de Abril, penduradas e expostas por toda a Escola EB 2,3 André Soares e para a tomada de posse da Associação de Estudantes.

“É um dia de grande actividade, o culminar de todo um trabalho ao longo do ano, é a mostra de um processo, em que o importante não é o resultado, mas tudo o que foi feito, todo o trabalho desenvolvido pelos alunos e que agora estamos aqui a mostrar e festejar”, sublinhou a directora, Maria da Graça Moura, realçando, ainda, a importância do dia pela presença de alunos dos restantes estabelecimentos de ensino.
“Nesta sala onde estamos, estão cá muitos meninos do primeiro ciclo, isto para eles é muito bom, o S. Pedro não ajudou muito e, por isso, os do jardim de infância não vieram, mas temos os do quarto ano, que para o ano podem estar cá, e para eles é uma experiência muito enriquecedora. Conhecem aos laboratórios, fazem experiências e começam a perceber esta dinâmica e como vai funcionar para o próximo ano. É um dia de muita alegria e muito dinamismo”, frisou a directora, elogiando os “trabalhos lindíssimos” no âmbito dos 50 anos do 25 de Abril.
“Temos experiências, música, arte, enfim, é um dia diferente, não há aulas e queremos que os alunos venham, porque gostam, porque isto também é deles. É assim que queremos que isto funcione, que haja responsabilidade”, explicou.

Apesar de ser um dia de festa, a directora do Agrupamento de Escolas André Soares deixou uma preocupação: “temos muitos alunos, temos 36 nacionalidades, alunos a chegar quase todas as semanas e que temos que incluir e esta preocupação da inclusão bate de frente com a falta de meios que todas as escolas e organizações se queixam. Precisamos cada vez de mais meios e equipas para dar resposta a toda esta diversidade, porque é fundamental incluir os alunos, integrá-los e desenvolver competências e é muito difícil quando eles vêm de todos os lados e não temos recursos à medida, no momento em que fazem falta. Apesar de tudo, a resposta é dada”.
Presente numa das actividades, o presidente da União de Freguesias de S. José de S. Lázaro e S. João do Souto, Miguel Pires, recriou com a directora Maria da Graça Moura a escola de antigamente e elogiou a iniciativa.
“É um dia diferente e muito importante, não só pelo Dia do Agrupamento que é já de si significativo, mas pelo carácter simbólico da eleição da Associação de Estudantes. Temos aqui a democracia representativa em acção, o que muito nos alegra em termos de cidadania, o exercício da cidadania por parte dos alunos”, rematou.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho