Nova residência autónoma recebe cinco utentes em Maio
2021-03-05 às 06h00
Sessão comemorativa dos 896 anos do foral de Ponte de Lima serviu para agradecer esforço dos profissionais e instituições que estão na linha da frente e recordar a acção de Victor Mendes como presidente da câmara desde 2009.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima assinalou ontem os 896 anos de elevação à categoria de vila. A cerimónia decorreu na Igreja do Museu dos Terceiros e começou com um minuto de silêncio em memória das vítimas da pandemia da Covid-19. No último discurso como presidente da câmara, Victor Mendes recordou que a pandemia fez abrandar as dinâmicas económicas, sociais e culturais do concelho e frisou que “o abalo foi, sem sombra de dúvida, a nível da saúde, com a perda de muitas vidas”.
Expressando solidariedade para com as famílias das vítimas mortais, o autarca apelou à união de todos para vencer a pandemia e agradeceu aos profissionais de saúde.
“Nós, como sociedade, devemos ser capazes, nestas horas mais sombrias, de nos unirmos, de estabelecermos, mais do que nunca, elos poderosos de entreajuda. Esta é uma luta que se trava com o apoio de toda a comunidade. Agradecemos, por isso, aos profissionais de saúde que estão na linha da frente deste importante combate, assim como aos Bombeiros Voluntários, à PSP, à GNR, aos colaboradores do Município e a outras entidades públicas como a ULSAM e a Segurança Social”, disse Victor Mendes. Um agradecimento que foi extensivo às instituições de solidariedade social (IPSS), cuturais e às escolas.
O autarca aproveitou a ocasião para fazer uma espécie balanço dos anos que passou à frente da autarquia limiana, sendo que foi eleito presidente pela primeira vez em 2009. A primeira grande prioridade foi para a Educação, com a conclusão da Rede Escolar Concelhia e a remodelação de estabelecimentos de ensino.
As freguesias foram contempladas com vários equipamentos e com a remodelaçção da rede viária. A reabilitação urbana permitiu a recuperação de vários edifícios do centro histórico. Na Protecção Civil, realce para a construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima. As famílias e empresas beneficiaram de apoios de 10 a 11 milhões de euros por mandato. Na área social, foram atribuidos apoios às IPSS para beneficiação e ampliação de de instalações. No desporto, destaca-se a ampliação do Centro Náutico Fernando Pimenta e o Campeonato da Europa de Maratona de Canoagem. A classificação da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos como Zona Húmida de Importância Internacional espelham a aposta na defesa e promoção do meio ambiente. No que se refere à cultura, foi destaque a dinamização de vários espaços.
A cerimónia contou contou ainda com o discurso do presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Lima. João Mimoso de Morais lembrou também as vítimas da Covid-19 e o esforço dos profissionais de saúde e das IPSS e forças de segurança, para depois realçar que Victor Mendes “é um homem com H grande, com induvidáveis valores humanos e morais”, que “prestigiou o cargo de presidente da câmara”.
A sessão solene foi seguida da deposição de uma coroa de flores junto à estátua da raínha D. Teresa, que atribuiu o foral a Ponte de Lima a 4 de Março de 1125.
14 Abril 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário