Póvoa de Lanhoso renovou galardão de Município Amigo do Desporto
2018-04-24 às 20h30
O Congresso 'A Europa como espaço de diálogo intercultural e mediação', que decorrerá nos dias 26 e 27 de Abril, conta com representante na Europa do Alto Comissariado dos Direitos Humanos e alto comissário para as Migrações em Portugal, entre outros oradores. Este Congresso pretende ser um espaço de debate interdisciplinar sobre desafios contemporâneos da sociedade, abordando temas como as migrações, a diversidade e a comunicação intercultural, com vista a aprofundar a construção de comunidades mais acolhedoras, inclusivas e pacíficas.
O Instituto de Educação da Universidade do Minho, em Braga, acolhe estas quinta e sexta-feira, dias 26 e 27, o congresso internacional 'A Europa como espaço de diálogo intercultural e mediação'. A organização é do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) da UMinho, do Alto Comissariado para as Migrações, da Rede de Ensino Superior de Mediação Intercultural, do projeto CReE.A - Criação de um Espaço Europeu para a Mediação da Inclusão Social e da Câmara Municipal de Braga.
O evento abre às 9h30 com a conferência 'Comunicação intercultural e mediação nas sociedades contemporâneas', dando voz à representante do Alto Comissariado dos Direitos Humanos na Europa, Brigit van Hout, ao alto comissário para as Migrações em Portugal, Pedro Calado, à vice-reitora da UMinho para a Cultura e Sociedade, Manuela Martins, ao presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, entre outros oradores. Segue-se a palestra 'Mediação social: uma questão política europeia?', proferida por Hibat Tabib, presidente do projeto CreE.A, que reúne peritos de França, Bélgica, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Espanha e Portugal.
No início da tarde, o investigador Gian Turchi, da Universidade de Pádua (Itália), aborda o tema 'Cultura e Mediação: das diferenças divergentes à convergência da diversidade', e a partir das 17h15 decorre a mesa-redonda 'Rede Europeia de Municípios Interculturais', com Roberto Reis (município de Santa Maria da Feira), Eugénia Coelho (município de Loures), Daniel Pereira e Fernando Ferreira (município de Braga), além do britânico Paul Chapman.
Na sexta-feira, depois de serem explorados alguns projetos de diálogo multicultural e práticas profissionais de mediação, destaca-se a conferência 'A crise dos Refugiados na Europa. Entre a totalidade e o infinito', que é apresentada às 16h15 por Moisés Lemos Martins, diretor do CECS.
O programa encerra pelas 17h15 com a palestra 'Desafios sociais e políticas públicas: a mediação como direito universal', com Laura Magalhães, membro da comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, José Augusto Pacheco, presidente do Instituto de Educação da UMinho, Ana Maria Silva, coordenadora da comissão organizadora do evento, bem como Hibat Tabib e Moisés Lemos Martins.
Este Congresso pretende ser um espaço de debate interdisciplinar sobre desafios contemporâneos da sociedade, abordando temas como as migrações, a diversidade e a comunicação intercultural, com vista a aprofundar a construção de comunidades mais acolhedoras, inclusivas e pacíficas.
02 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário