Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Dispositivo de combate aos incêndios apresentado
'Cinema na Vinha' da região dos vinhos verdes propõe viagem pelos sentidos

Dispositivo de combate aos incêndios apresentado

Famalicão incentiva inovação e promoção de talento

Dispositivo de combate aos incêndios apresentado

Cávado

2025-05-22 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Terras de Bouro acolheu uma sessão de preparação para a época dos incêndios rurais. Articulação e coordenação entre todos tida como vital para o sucesso das operações.

Citação

No actual quadro legal aplicável à Protecção Civil e ao Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, estão atribuídas competências específicas ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), às Forças de Segurança – Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP) e à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Os municípios, através dos respectivos Serviços Municipais de Protecção Civil (SMPC) e Gabinetes Técnicos Florestais (GTF), desempenham igualmente um papel determinante no planeamento, preparação e resposta a incêndios rurais, bem como na gestão de situações de acidente grave ou catástrofe. Neste contexto, torna-se essencial assegurar uma actuação coordenada e articulada entre todas as entidades envolvidas, em particular no que respeita à preparação do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais para o ano de 2025 (DECIR 2025).
Neste âmbito decorreu uma reunião de trabalho na câmara municipal, com a presença do presidente do Município de Terras de Bouro, Manuel Tibo, acompanhado do vice-presidente, Adelino Cunha e a participação da ANEPC, na pessoa do Comandante sub-regional do Cávado Major Manuel Moreira, do ICNF, Manuela Freitas, das Forças de Segurança Sargento-Chefe Paulo Vieira, do Gabinete Técnico Florestal Municipal, Nuno Dias e da Coordenadora Municipal de Protecção Civil, Anabela Simões.
No decurso da reunião, a ANEPC, o ICNF e as Forças de Segurança fizeram uma apresentação sobre as respectivas áreas de intervenção e responsabilidade, vocacionadas para a realidade do concelho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho