Freguesias de Viana do Castelo recebem 333.400 euros para equipamentos e mobilidade
2021-03-06 às 06h00
Quatro irmãos doaram o retrato da mãe, pintado por Henrique Medina, ao Museu Pio XII. Cerimónia “simples, mas com muito significado”, marcou aniversário de arcebispo primaz.
A Galeria Henrique Medina no Museu Pio XII ganhou ontem mais uma obra de arte do “maior retratista do século XX”. Quatro irmãos decidiram doar um retrato da mãe, Rosa Jacinta, pintado por Henrique Medina. Em dia de aniversário, o arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga, agradeceu “o gesto e a sensibilidade dos beneméritos”, assumindo “a paixão pela arte” da Arquidiocese de Braga.
A juntar-se às 63 obras que o próprio Henrique Medina doou ao Museu Pio XII, entretanto, mais dez já foram oferecidas. O último quadro chegou ontem ao museu e o director cónego José Paulo Abreu escolheu o dia de aniversário do arcebispo primaz “em jeito de recompensa pelo que é e pelo que tem feito pela cultura”.
A Arquidiocese de Braga, confirmou D. Jorge Ortiga, “sempre teve uma paixão muito grande pela cultura, quer seja em forma de música, pintura, escultura ou arquitectura”. O que se pretende é continuar a “lançar-se nesta aventura”, porque “Deus é belo e maravilhoso e tudo que possa manifestar essa beleza é o caminho para chegar a Deus”, sublinhou o arcebispo primaz.
D. Jorge Ortiga aproveitou a cerimónia “simples, mas cheia de significado”, para agradecer aos beneméritos, até porque tudo isto só foi possível “com esta doação de pessoas com sensibilidade que ajudam a preservar o património e a potencializar a cultura”.
O director do Museu Pio XII, cónego José Paulo Abreu, também mereceu o agradecimento do arcebispo primaz por todo o trabalho que tem feito em prol da cultura da cidade de Braga, nomeadamente no Tesouro Museu da Sé e no Museu Pio XII. “Ele é que merece as palmas e os parabéns com a sua equipa pelo trabalho que têm feito”, admitiu D. Jorge Ortiga.
Já o director do museu aproveitou para agradecer à família benemérita e também a Carlos Martins que foi “a ponte” entre a família e o museu. “Temos muita alegria em receber esta obra e é com gratidão que a recebemos destes irmãos num gesto exemplar”, agradeceu.
Pedro Topa, um dos beneméritos, admitiu que os irmãos “deram várias voltas”, até porque a mãe faleceu há pouco tempo. Mas no final perceberam que “o local indicado” para a obra estar era precisamente na Galeria Henrique Medina. “A minha mãe tinha uma ligação a Braga muito especial, foi aqui que passou a lua de mel”, confidenciou Pedro Topa, referindo que a mãe era uma mulher com uma “coragem impressionante”.
17 Abril 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário