Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Doações enriquecem espólio do Museu de Artes Decorativas
Dia Mundial da Criança com vertente solidária

Doações enriquecem espólio do Museu de Artes Decorativas

Festas de Santo António querem marcar e desenvolver a economia do concelho

Doações enriquecem espólio do Museu de Artes Decorativas

Alto Minho

2022-01-27 às 06h00

José Paulo Silva José Paulo Silva

Município de Viana do Castelo recebeu espólio de esculturas, faianças e outros materiais para o Museu de Artes Decorativos. Novo espólio vai ser exposto ainda este ano.

Citação

O espólio do Museu de Artes Decorativas de Viana do Castelo vai ser enriquecido com um conjunto de esculturas, reproduções em gesso, faiança diversa e louça de Viana, entre outros objectos doados por Natália e Joaquim Jaime Ferreira Alves.
O auto de doação, aprovado na última reunião da vereação, inclui as esculturas em gesso ‘A Viúva’ e ‘Rainha Santa Isabel’, da autoria de Teixeira Lopes .

A doação inclui também uma figura feminina da autoria de Henrique Moreira, uma escultura em barro cozido representando a figura de ‘Inês Pereira’ (Gil Vicente), da Fábrica Bordalo Pinheiro, uma reprodução em gesso do Memorial de Santo António do Burgo, também conhecido pelo Arco da Rainha Santa, da autoria do arquitecto Francisco Oliveira Ferreira, e uma escultura em gesso patinado ‘O primeiro sorriso’, do escultor José Oliveira Ferreira.
Foram ainda doados ao Município um pote de faiança do século XVII, dois pratos de faiança de Fervença, um prazo azul Viana, uma pequena travessa cor de vinho de faiança de Viana, um prato de faiança de Alcobaça, uma cesta com asa entrelaçada também de Alcobaça, uma jarra em faiança da Fábrica da Torrinha, uma leiteira antiga de faiança e uma pequena jarra de faiança também da Fábrica da Torrinha, uma pequena jarra de faiança portuguesa sem marca e uma travessa de faiança Carvalhinho.

Do espólio que fica à guarda do Museu de Artes Decorativas consta ainda uma caixa e duas travessas de faiança Carvalhinho, duas jarras pequenas de faiança Carvalhinho, pequena caneca e pequena cafeteira, bem como dois pratos pequenos e um prato grande da Fábrica Battistini.
Esta doação incluiu igualmente um azulejo da autoria do pintor Paulino Gonçalves, re-presentando o mesmo tema do quadro a óleo também da sua autoria intitulado ‘Caminho da Portella, Avintes’ e um azulejo representando uma caricatura do Rei D. Carlos, assinado V. Ferreira, da autoria do médico Virgílio Augusto Marques Ferreira.
O vereador da Cultura da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, adiantou que as novas peças vão integrar uma exposição do Museu de Artes Decorativas ainda durante o corrente ano.

‘Estórias do Minho’
Conferência sobre Elzira Dantas Machado

‘Elzira Dantas Machado - Pátria e República’ é o tema da conferência que é proferida este sábado, 29 de Janeiro, pelas 11h00, na Casa do Conhecimento em Paredes de Coura, no âmbito do ciclo ‘Estórias do Minho – Narrativas no Feminino de uma Geografia Identita?ria’.
A conferência de António Pires Ventura, professor catedrático do Departamento de Histo?ria da Faculdade de Letras de Lisboa e director da Revista da Faculdade de Letras de Lisboa e do Centro de Histo?ria da Universidade de Lisboa, abordará o percurso biográfico de Elzira Dantas Machado, com destaque para o seu relacionamento com Bernardino Machado e sua inserção nos movimentos femininos e republicanos da 1.ª República

Seguir-se-á uma mesa redonda moderada pelo presidente da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Vítor Paulo Pereira, que contará com a participação de um painel de investigadores, constituído por Aquilino Machado, professor assistente convidado do IGOT e investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, José Cândido Oliveira Martins, da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa, e António Pires Ventura.
Esta sessão terminará com uma visita a? exposição do Arquivo Municipal de Paredes de Couram, com curadoria de Aquilino Machado, ‘Mantelães: uma Geografia Sentimental de Elzira Dantas Machado’.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho