Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Dois alunos e um docente de Braga em quarentena por causa do coronavírus
Viana: Cemitério de Darque com obras de ampliação

Dois alunos e um docente de Braga em quarentena por causa do coronavírus

Póvoa de Lanhoso: Biblioteca com serviço online em Agosto

Dois alunos e um docente de Braga em quarentena por causa do coronavírus

Casos do Dia

2020-03-07 às 06h00

Paula Maia Paula Maia

Irmãos, um a frequentar a EB1 de Nogueiró e outro a EB1 de Este S. Pedro, são filhos do professor da Escola Superior de Artes e do Espectáculo, do Porto, que está internado no Hospital de S. João. Docente da Gulbenkian também contactou com infectado.

Dois alunos de Braga, irmãos, estão desde quarta-feira em isolamento preventivo após contacto directo com o pai, o professor da Escola Superior de Artes e do Espectáculo (ESMAE), do Porto, infectado pelo coronavírus durante a sua estadia em Itália, que está actualmente internado no Hospital de S. João do Porto e a cuja situação clínica está a evoluir favoravelmente.
Uma das crianças frequenta a Escola Básica de Nogueiró e a outra a Escola Básica de Este S.? Pedro. Os dois irmãos , que até à data permanecem assintomáticos, ficarão em quarentena até dia 17.

Aos Encarregados de Educação, o Agrupamento de Escolas D. Maria II, ao qual a EB1 de Nogueiró pertence, remeteu a informação recebida da Delegação de Saúde de Braga dando conta do sucedido e explicando que estando o aluno assintomático “não se justifica e não se recomenda a tomada de medidas preventivas adicionais em relação aos colegas de turma ou professores do aluno em questão”.
Recomenda, no entanto, o reforço e cumprimento, por parte de toda a comunidade educativa escolar, das medidas de protecção individual, como a lavagem das mãos, bem como a boa higienização dos espaços e superfícies do edifício escolar.

O mesmo procedimento foi tomado no Agrupamento de Escolas Carlos Amarante ao qual a EB1 de Este S. Pedro, estabelecimento de ensino frequentado pelo outro irmão, pertence.
O docente do ESMAE - o quinto caso infectado registado em Portugal - é natural de Guimarães, mas vive actualmente em Braga. O docente voltou de uma masterclass de fagote, em Bérgamo, cidade do norte de Itália, onde terá sido infectado. O professor esteve nas instalações da ESMAE depois da viagem e manteve contacto com algumas pessoas, pelo que a direcção decidiu suspender a actividade lectiva. Já depois de ter regressado de viagem o docente terá participado também numa outra masterclass de fagote na Covilhã, tendo contactado com alunos da Escola Profissional de Artes e outros membros externos à instituição, como é o caso de um docente da Calouste Gulbenkian de Braga que, por medida de prevenção, está também em isolamento domiciliário.

Alunos do Alto Minho também em isolamento social profiláctico

O docente do ESMAE que está internado no?Hospital de S. João por infecção com coronavírus é também docente da Escola Profissional Artística do Alto Minho e da Academia de Música de Viana do Castelo que estão já a implementar as instruções emanadas pela Direcção-Geral da Saúde. Assim, todos os elementos da comunidade educativa que estiveram em contacto directo com o docente estão em isolamento social profiláctico e a seguir as recomendações de comportamentos e de vigilância passiva, situação que deverá manter-se até dia 16 deste mês. “A situação está sob permanente atenção e tomaremos todas as medidas que nos venham a recomendar”, diz a direcção.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho