Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Domingos Bragança reuniu com Embaixador do Cazaquistão em Portugal
Município de Braga assinalou Dia da Biblioteca Escolar com oferta de livros

Domingos Bragança reuniu com Embaixador do Cazaquistão em Portugal

Visita guiada a obras estruturantes de Viana do Castelo

Domingos Bragança reuniu com Embaixador do Cazaquistão em Portugal

Vale do Ave

2020-09-30 às 23h23

Redacção Redacção

Possibilidade de geminação de Guimarães com a cidade de Turquistão foi um dos temas na reunião do Presidente da Câmara Municipal com Daulet Batrashev.

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Domingos Bragança, recebeu esta terça-feira o Embaixador do Cazaquistão em Portugal, Daulet Batrashev, no sentido de estabelecer relações com esta Embaixada e com vista ao fortalecimento das relações empresariais e históricas.

Domingos Bragança destacou a grande aposta de Guimarães na área do conhecimento e da ciência, numa estreita articulação com as universidades, considerando “a abertura para trabalhar em parceria com o Cazaquistão”.

Daulet Batrashev apontou vários “pontos em comum” nos interesses de Portugal e o Cazaquistão, explicando a opção por Guimarães por ser “um território de forte industrialização”. Foi colocada a possibilidade de uma geminação entre a Cidade Berço e a cidade de Turquistão, pelo potencial histórico numa alusão ao facto de Guimarães ser considerada a cidade onde nasceu Portugal, enquanto Turquistão foi capital do Cazaquistão e é reconhecida pela sua arquitetura medieval de monumentos históricos, com destaque para o mausoléu de Khawaja Ahmed Yasawi – o primeiro monumento a ser reconhecido como Património Mundial da Unesco no Cazaquistão, em 2003.

Nesta ligação, as oportunidades de negócio incluem os setores das TIC, energias, calçado, metalomecânica, construção, arquitetura e design, têxtil e o turismo, entre outros. Para além da reunião na Câmara Municipal de Guimarães, com o Presidente Domingos Bragança e o Vereador da Divisão do desenvolvimento Económico, Ricardo Costa, o Embaixador do Cazaquistão reuniu ainda com o Reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro, no Campus de Azurém, e visitou o Avepark – Parque de Ciência e Tecnologia.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho