Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Dona Rádio 2.0 inaugurada nos 60 anos
Lançada primeira pedra da ERPI de Curvos

Dona Rádio 2.0 inaugurada nos 60 anos

Requalificação da Travessa do Largo Santa de Tecla

Dona Rádio 2.0 inaugurada nos 60 anos

As Nossas Escolas

2024-04-26 às 10h14

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Escola Secundária D. Maria II festejou, anteontem, 60 anos. O vasto programa comemorativo ficou marcado pela inauguração da rádio escolar Dona Rádio 2.0, o lançamento de um balão para a estratosfera e a evocação dos 50 anos do 25 de Abril.

Citação

A inauguração do estúdio da Dona Rádio 2.0 foi o ponto alto das comemorações dos 60 anos da Escola Secundária D. Maria II, sede do agrupamento com o mesmo nome. No vasto programa, dinamizado ao longo do dia 24, destacou-se ainda o lançamento de um balão para a estratosfera.
Foi em ambiente de festa que a D. Maria II celebrou os seus 60 anos, num evento que ficou também marcado pela evocação dos 50 anos do 25 de Abril. ‘E depois do adeus’ foi a canção que serviu de senha para que alunos e professores saíssem das salas e se dirigem-se ao pátio interior da escola, onde foi apresentada a equipa de radialistas da Dona Rádio 2.0, que conta agora com um novo estúdio. Também o Clube de Teatro do AEDM II brindou a comunidade educativa e convidados com a dramatização de ‘Grândola, Vila Morena’.

O novo estúdio é um projecto co-financiado pelo Orçamento Participativo (OP) Jovem ‘Tu decides’ da Câmara de Braga, nas edições de 2018 e 2023.
O sonho do novo estúdio começou em 2018, quando o então aluno Ivo Marques apresentou a proposta ao OP Jovem - recordou João Dantas, ex-director, anteontem na emissão inaugural. Em 2023, o projecto volta a vencer o OP Jovem, desta vez com o projecto submetido pelo aluno Leandro Lamego.
Ivo Marques marcou presença na inauguração do estúdio e deixou uma mensagem a todos os alunos: “nunca se esqueçam que conseguimos fazer mudanças quando as ideias são boas e quando há vontade”. O jovem confessou estar emocionado e orgulhoso por ver concretizado o projecto que muitos com ele sonharam, destacando que a rádio é “uma excelente ferramenta” para a criação de competências nos alunos.

Ângela Meireles, a directora do Agrupamento, também evidenciou que a rádio é uma excelente ferramenta para dar voz aos alunos, através da criação de espaços e tempos em que possam intervir livre e responsavelmente, tornando-os cidadãos activos.

Este projecto também se destaca por propiciar a integração e a inclusão dos alunos com deficiência auditiva, promovendo a participação e o envolvimento de todos, nomeadamente através da tradução dos conteúdos orais para língua gestual portuguesa (LGP), que será projectada em ecrãs espalhados por diferentes espaços físicos da escola.
Entre outros convidados, à comemoração dos 60 anos da D. Maria II associou-se também a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, que aos microfones da rádio, deu os parabéns à escola e destacou “o excelente exemplo” dado pelos alunos que “aproveitaram da melhor maneira’ a oportunidade que o Município oferece através do OP. “Este projecto vai fazer a diferença na escola e na cidade. Estamos muito orgulhosos do vosso projecto e é um gosto participar neste momento tão importante para a escola e para Braga”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho