Nick Walsh arbitra o duelo entre Union SG e SC Braga
2024-12-06 às 06h00
Na Sé Catedral cumpriu-se ontem uma tradição com 20 anos. Os 48 alunos das duas turmas do 3.º ano da Escola da Sé dramatizaram, brilhantemente, o ‘milagre da fruta’ associado ao padroeiro de Braga.
As comemorações do dia do padroeiro da cidade de Braga, São Geraldo, arrancaram com a já tradicional representação teatral ‘São Geraldo e o Milagre da Fruta’, pelos alunos das duas turmas do 3.º ano da Escola Básica da Sé.
Numa iniciativa organizada pelo Serviço Educativo do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em parceria com a Escola da Sé, foram 48 alunos que, na Sé Catedral, cumpriram uma tradição iniciada há 20 anos.
Perante uma catedral cheia de alunos de escolas da cidade, foi apresentada uma das melhores exibições de sempre desta iniciativa.
Este ano, os ensaios arrancaram mais cedo do que o habitual, como contaram os professores Albertina Sousa e Ricardo Aguiar. “Este ano começámos os ensaios em Outubro. Este é um trabalho árduo, pois exige uma grande articulação com o currículo escolar, uma vez que envolve a Língua Portuguesa, o Estudo do Meio e a Expressão Artística”, contaram os docentes, referindo que os ensaios realizaram-se na escola.
“Esta representação é já uma tradição com vários anos na nossa escola, já faz parte das actividades escolares. Estes alunos do 3.º ano já cá estiveram a ver os colegas mais velhos a representar. Este ano chegou a vez deles”, referiu, explicando que apesar da peça ser a mesma todos os anos “vão sendo feitas algumas alterações”.
“Começámos com um texto mais pequeno e, ao longo dos anos, temos vindo a aumentá-lo, até para termos mais crianças a actuar”, referiu.
Entre a vasta assistência, encontravam-se D. José Cordeiro, arcebispo primaz, Luís Pedroso, presidente, da Junta da UF de Maximinos, Sé e Cividade, e o vereador João Rodrigues, em representação do Município de Braga. As boas-vindas foram dadas pelo cónego José Paulo Abreu, deão do Cabido da Sé.
“Quero enaltecer a postura da EB1 da Sé, de todo o pessoal docente e não docente, por se empenharem para que esta tradição se mantenha”, referiu Luís Predroso, lembrando que além desta representação alusiva a São?Geraldo, esta escola também dinamiza as Marchas de Santo António. “Este ano não houve marcha porque a escola estava em obras, mas para o ano volta a haver”, referiu.
“É muito importante manter esta tradição, até porque há muitos bracarenses que não sabem que o padroeiro da cidade é São?Geraldo. Estas crianças ficam a saber disso desde já”, referiu ainda o autarca local, elogiando também o Serviço Educativo do Tesouro-Museu da Sé de Braga por “manter viva esta tradição e envolver os mais novos nas comemorações do padroeiro de Braga”.
Já João Rodrigues revelou que esta foi a primeira vez que assistiu a esta representação e confessou-se surpreendido pela positiva. “Gostei muito de ver a catedral cheia de crianças e todas elas muito felizes, mas mais importante ainda é este envolvimento dos mais novos numa iniciativa que ajuda a divulgar uma figura importante da história de Braga”, referiu. O vereador deixou também elogio aos alunos que, em palco, “fizeram uma representação brilhante”.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário