Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Dérbi do Minho já aquece os ânimos fora do campo
Câmara Municipal de Guimarães diz que metrobus até nova estação de Braga demorará 30 minutos

Dérbi do Minho já aquece os ânimos fora do campo

Viana do Castelo: Marinha salvou homem vítima de AVC que estava a bordo de navio

Dérbi do Minho já aquece os ânimos fora do campo

Desporto

2025-02-13 às 06h00

Fábio Moreira Fábio Moreira

Colocação de uma traja no Estádio D. Afonso Henriques, alegadamente por adeptos do SC Braga, foi repudiada pela direcção arsenalista. Os dois presidentes estiveram à conversa sobre o assunto.

Citação

22.ª jornada
| Fábio Moreira |

O grande dérbi do Minho em Guimarães só se vai disputar pelas 20.30 horas do próximo domingo, mas os ânimos dos dois lados da contenda já começaram a mostrar os primeiros sinais de um duelo fogoso entre dois eternos rivais.
Durante a noite de terça-feira, uma tarja contendo a mensagem ‘Por cada espanhol extinto o Minho fica mais limpo!’ foi colocada junto ao Estádio D. Afonso Henriques, tendo sido este o pontapé de saída para uma semana que se prevê quente.
Em comunicado, a direcção do SC Braga nota ter tido conhecimento da colocação dessa mesma tarja, confessando que, embora que não conheça a autoria da tarja, “não pode ignorar o peso da mensagem nela inscrita e o contexto em que surge”.
“Perante tão obsceno quadro, cabe à direcção denunciar publicamente um acto que instiga à violência e ao ódio e que é imperativo erradicar do futebol e do desporto”, pode-se ler no comunicado publicado no site oficial dos Guerreiros do Minho.
Nesse mesmo comunicado, o SC Braga avançou ainda que António Salvador esteve à conversa com o presidente do Vitória SC, António Miguel Cardoso, sendo que o dirigente arsena- lista “sublinhou a censura absoluta a qualquer mensagem ou comportamento que se desvie da rivalidade sadia que deve imperar antes, durante e no final d jogo do próximo domingo”.
A concluir esse comunicado, a direcção dos Guerreiros do Minho acredita que “a massa associativa partilha e comunga destes princípios e que o foco dos adeptos está no apoio à equipa e na promoção de um espectáculo conforme com a história e os valores do SC Braga”.
Por sua vez, do lado dos Conquistadores, não foi tomada qualquer posição oficial da parte da direcção vitoriana, mas o incidente motivou uma resposta da parte de Luís Cirilo, candidato à presidência dos vimaranenses.
“A candidatura ‘Por um Vitória Maior – Lista A’, repudia a tarja colocada na ponte pedonal de acesso à Praça 26 de Maio do Estádio D. Afonso Henriques. No desporto, a rivalidade é algo que estimula e que faz parte do espectáculo, porém, frases ou actos de incentivo à violência não cabem naquilo que é a conduta civil”, frisou o candidato.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho