Correio do Minho

Braga,

- +
‘dst’ e ‘zet gallery’ oferecem arte para espaços públicos
Mosteiro de Rendufe vai alojar unidade hoteleira turística

‘dst’ e ‘zet gallery’ oferecem arte para espaços públicos

Alto Minho aposta no turismo equestre

‘dst’ e ‘zet gallery’ oferecem arte para espaços públicos

Braga

2020-04-01 às 13h00

Redacção Redacção

Obras de arte resultam do Prémio Arte em Espaço Público e Sustentabilidade, cujas inscrições terminam depois de amanhã. Podem concorrer trabalhos resultantes de resíduos industriais.

Estão a decorrer, até à próxima sexta-feira, dia 3), as inscrições para a primeira edição do Prémio ‘Arte em Espaço Público & Sustentabilidade’.
A iniciativa é promovida pela ‘zet gallery e pelo ‘dstgroup’ e conta com o apoio do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-sustentabilidade (IBS) da Universidade do Minho.
O prémio tem como objectivo incentivar os artistas, nacionais e estrangeiros, a criarem uma obra de arte para colocar em espaços públicos da cidade. A obra é cedida pelos promotores do concurso. Ao vencedor será atribuído um prémio pecuniário de 7500 euros.
A iniciativa está já a registar uma elevada adesão por parte da comunidade artística.
“São já inúmeros os pedidos de informação e de visitas ao ‘campus do ‘dstgroup’, essencialmente virtuais, que a ‘zet gallery recebeu, solicitados por nacionais e internacionais. Acreditamos, por isso, que vamos ter um bom número de candidaturas, já nesta primeira edição”, adiantou Helena Mendes Pereira, directora da ‘zet gallery’.
A responsável destacou que as candidaturas podem ser feitas a partir de casa e apelou à participação de todos. “No contexto do período de isolamento social que estamos a viver, estão já preparadas todas as diligências para que o júri possa reunir e deliberar à distância, prevendo-se, igualmente, o cumprimento de todos os prazos definidos”, assegurou Helena Mendes Pereira.
A relação da arte com o espaço público e a sustentabilidade é uma das marcas da galeria e do grupo empresarial.
O júri é composto pela a escritora Lídia Jorge, pelos professores universitários de Belas Artes João Castro Silva e André Rangel, pelo director-executivo do IBS da Universidade do Minho,Tiago Miranda, e o administrador da ‘bysteel’, Ricardo Portela. As três propostas que passam à fase seguinte são anunciadas a 8 de Maio, sendo que o prazo para entrega das maquetes ou projectos a três dimensões termina a 26 de Julho. O vencedor do concurso é conhecido no dia 21 de Julho e 3 de Outubro é data para a inauguração da obra.
O regulamento pode ser consultado em http://zet.gallery/storage/files/regulamento_premio.pdf.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho