Borevkovic em risco de falhar a deslocação ao Estádio da Luz
2024-03-03 às 06h00
ZET gallery e o grupo dst inauguraram ontem, no Complexo Mereces 718, em Barcelinhos, a obra ‘Águas Correntes’, vencedora do prémio ‘Arte em Espaço Público & Sustentabilidade’.
‘Águas Correntes’, a obra de arte vencedora da terceira edição do Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade, já pode ser contemplada por todos, em Barcelos. A obra, da autoria de Joana Tomas e Vincent Rault, do colectivo Muro Atelier, foi inaugurada ontem de manhã.
É junto ao Mereces 718, um complexo habitacional do grupo dst, em Barcelinhos, que a obra ‘Águas Correntes’ fica eternizada. “Tenho a certeza que esta não vai ser a última obra de arte que inauguramos em Barcelos”, disse José Teixeira, CEO do grupo dst.
Recorde-se que o Prémio Arte em Espaço Público & Sustentabilidade é promovido pela zet gallery e pelo grupo dst, com o apoio do Instituto de Ciência e Inovação para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) da Universidade do Minho.
Ciente de que “a arte tem uma força natural, biológica, que condiciona o uso do espaço”, José Teixeira realçou que uma das preocupações do grupo dst é “massificar a arte; tirá-la de dentro dos muros das galerias, em que o acesso é para determinadas elites, e democratizá-la. A arte em espaço público tem essa nobre função”.
José Teixeira destacou que uma das preocupações do grupo dst é deixar riqueza onde produz riqueza. “Este é um processo de descentralização, em que onde temos investimentos estamos a trazer o Prémio de Sustentabilidade. Para nós também é muito importante essa ideia da arte ser inclusiva e não extractiva”, acrescentou.
O CEO apontou ainda o facto desta obra de arte ter sido construída através da reutilização de materiais que estavam “estacionados” no parque de materiais da dst.
“Juntamos aqui, neste projecto, o IB-S da UMinho que é uma espécie de chapéu sobre esta preocupação de nós não termos de gastar muita energia para construirmos uma peça de arte, mas usarmos materiais que já tiveram uma vida e podem ser convertidos. São materiais que estavam no nosso parque de materiais estacionados, que já tinham cumprido uma vida e que agora têm aqui a eternidade. A arte tem esse poder de contrariar a ideia do efémero”, descreveu José Teixeira, alertando que “a sustentabilidade é o grande desafio da indústria da construção nos dias de hoje”.
A obra artística ‘Águas Correntes’ parte da visão de uma escadaria que emerge da água para alcançar o céu, transmitindo ainda uma mensagem sobre as alterações climáticas e o aumento do nível médio das águas do mar.
É uma “obra de arte que celebra a criatividade humana e a capacidade de regeneração”, explicou Vincent Rault, notando que na obra vão ainda crescer plantas trepadeiras que vão envolver os degraus de uma escada para infinito. Da obra fazem parte também três bancos posicionados na frente paisagística que convidam à contemplação.
Na inauguração, em que marcou presença o presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, a directora do IB-S, Clara Pascoal, em nome do júri, destacou que esta terceira edição do prémio ‘Arte em Espaço Público & Sustentabilidade’ gerou grande procura: “Tivemos muitos concorrentes e foi gratificante perceber a motivação e a quantidade das propostas tão interessantes que nos foram apresentadas”. O júri acabou por seleccionar a candidatura do ‘Mu- ro Atelier’, tendo sido sensibilizado “não só pelo tema, mas também pelos valores estéticos e de sustentabilidade que partilha”.
“Nesta obra fomos sensibilizados logo pelo tema da água. Nós não gostaríamos de viver sem amor, mas não conseguiríamos viver sem água”, realçou.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário