Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
DST garante sucesso do fornecimento de barragens do Tâmega
Escola Básica de Braga Oeste distinguiu melhores alunos

DST garante sucesso do fornecimento de barragens do Tâmega

Mercado de Natal dinamiza economia em Amares

DST garante sucesso do fornecimento de barragens do Tâmega

Nacional

2022-04-16 às 06h00

Redacção Redacção

Transformação da pedreira e fornecimento ininterrupto de agregados garantem operação

Citação

A dst garantiu o sucesso do fornecimento das barragens do sistema eletroprodutor do Tâmega, numa operação de transformação da pedreira de Gouvães, protegendo-a da albufeira e vice-versa, numa intervenção que envolveu meios humanos, materiais e financeiros consideráveis, de cerca de €1,2M. As empresas do dstgroup, dte e tlaboratório, também estiveram envolvidas na execução deste projeto.

A dst garantiu, ainda, a integridade do abastecimento de agregados, fundamentais ao fabrico de betões e indispensáveis à construção das barragens de todo o sistema, numa obra realizada no tempo record, de apenas seis meses.

Este projeto inédito em Portugal, envolveu um nível extraordinário de complexidade, pois afetou diretamente a operacionalidade da pedreira que fornece as barragens do Sistema Electroprodutor do Tâmega. A pedreira localiza-se na área de influência da Albufeira de Gouvães, pelo que o início do seu enchimento, fundamental para os testes de produção de energia na Central de Gouvães, se revestia de caráter fulcral e urgente para o sistema eletroprodutor do Tâmega.

Para resolver o desafio, a dst, criou uma operação que envolveu a construção de um dique de proteção, drenagens, novos acessos, novos ramais, aterros, impermeabilização dos solos, translado de instalações e desmantelamento das infraestruturas em áreas a submergir.

“A exigência deste projeto está na articulação da exploração da pedreira, atividade que o grupo domina há décadas, com uma abordagem rigorosa no desenvolvimento dos processos construtivos, garantindo e aplicando soluções técnicas eficazes e em tempo útil“ refere o presidente do dstgroup, José Teixeira, acrescentando que “conseguimos garantir o fornecimento das diferentes obras do sistema eletroprodutor do Tâmega, implementar as soluções preconizadas e desmantelar as infraestruturas, em tempo record, graças a uma equipa com um conhecimento cientifico e técnico muito consistente e inovador”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho