Moreirense sem Sá Pinto luta pela manutenção na I Liga
2022-04-16 às 06h00
Transformação da pedreira e fornecimento ininterrupto de agregados garantem operação
A dst garantiu o sucesso do fornecimento das barragens do sistema eletroprodutor do Tâmega, numa operação de transformação da pedreira de Gouvães, protegendo-a da albufeira e vice-versa, numa intervenção que envolveu meios humanos, materiais e financeiros consideráveis, de cerca de €1,2M. As empresas do dstgroup, dte e tlaboratório, também estiveram envolvidas na execução deste projeto.
A dst garantiu, ainda, a integridade do abastecimento de agregados, fundamentais ao fabrico de betões e indispensáveis à construção das barragens de todo o sistema, numa obra realizada no tempo record, de apenas seis meses.
Este projeto inédito em Portugal, envolveu um nível extraordinário de complexidade, pois afetou diretamente a operacionalidade da pedreira que fornece as barragens do Sistema Electroprodutor do Tâmega. A pedreira localiza-se na área de influência da Albufeira de Gouvães, pelo que o início do seu enchimento, fundamental para os testes de produção de energia na Central de Gouvães, se revestia de caráter fulcral e urgente para o sistema eletroprodutor do Tâmega.
Para resolver o desafio, a dst, criou uma operação que envolveu a construção de um dique de proteção, drenagens, novos acessos, novos ramais, aterros, impermeabilização dos solos, translado de instalações e desmantelamento das infraestruturas em áreas a submergir.
“A exigência deste projeto está na articulação da exploração da pedreira, atividade que o grupo domina há décadas, com uma abordagem rigorosa no desenvolvimento dos processos construtivos, garantindo e aplicando soluções técnicas eficazes e em tempo útil“ refere o presidente do dstgroup, José Teixeira, acrescentando que “conseguimos garantir o fornecimento das diferentes obras do sistema eletroprodutor do Tâmega, implementar as soluções preconizadas e desmantelar as infraestruturas, em tempo record, graças a uma equipa com um conhecimento cientifico e técnico muito consistente e inovador”.
12 Maio 2022
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário