Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
dst oferece 50 computadores e internet a alunos carenciados
Maria Enes, da Darque Kayak Clube é campeã nacional de Esperanças k1 Infantil.

dst oferece 50 computadores e internet a alunos carenciados

“Aqui é onde nos sentimos mais seguros”

dst oferece 50 computadores e internet a alunos carenciados

As Nossas Escolas

2020-05-13 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Numa iniciativa que apoia directamente o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda na implementação do ensino à distância, o dstgroup ofereceu 50 computadores novos e a ligação à internet.

Em resposta ao apelo lançado pelo Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, o dstgroup ofereceu 50 computadores portáteis novos destinados a alunos carenciados, garantindo-lhes também o acesso à internet pelo período de quatro meses.
O Agrupamento Sá de Miranda conta com muitos alunos oriundos de famílias de baixos rendimentos. Com o arranque do ensino à distância, constatou-se que a maioria das tarefas escolares não estavam a ser realizadas por falta de equipamento informático, pelo que a direcção do Agrupamento contactou parceiros e entidades locais, no sentido de solicitar apoio para minimizar o problema.
Ao perceber “o impacto no comprometimento nas aprendizagens”, o dstgroup respondeu de imediato ao pedido, disponibilizando 50 computadores portáteis novos para os alunos identificados pelos professores e directores de turma.

O grupo empresarial liderado por José Teixeira disponibilizou ainda a instalação de fibra óptica para acesso à internet, aos que não tinham acesso, tendo ainda fornecido alguns ‘hotspots’ para eventuais necessidades adicionais.
O serviço de internet é inteiramente gratuito nos próximos quatro meses e todas as despesas são directamente debitadas à dstgroup.
A entrega dos equipamentos informáticos decorreu na semana passada, no auditório da Escola Sá de Miranda, de forma faseada, para salvaguardar as medidas de segurança e distanciamento social.

Na presença da directora do Agrupamento e de representantes do grupo empresarial, foram entregues os equipamentos informáticos a alunos e respectivos encarregados de educação que “louvaram a iniciativa levada”.
Citado num comunicado, José Teixeira, CEO do dstgroup, realça que este apoio representa, em tempos de pandemia, “mais um testemunho do papel que cabe às empresas e, de uma forma geral, à sociedade civil, em ser parte da solução na resolução dos problemas que aparecem em crises desta dimensão”.
“É nosso entendimento que os governos das Câmaras e o Governo têm um dever para com os cidadãos, mas é igualmente verdade que, a par de muitos que nada têm e dão o seu esforço pessoal, a economia e as empresas que o podem fazer, devem acudir e ser solidários”, afirma o empresário.

“Podem lembrar-se do liceu ou da universidade onde estudaram e de quem a muito devem e, nessa medida, devolver agora uma pequena parte do que não lhes faz falta, ajudando assim quem precisa. (...) É chegada a hora de retribuir, usando capitais em stock, quem os tiver - e muitos terão -, quer nas empresas quer nos accionistas, e disponibilizá-los para não sacrificar o Estado com sequestro recursos para pagar ‘lay-offs’ que podiam ser evitados”, defende o CEO.
José Teixeira termina com um apelo à educação e cultura: “Quando as empresas não têm trabalho, podem utilizar o tempo de paragem apostando em formação à distância para os seus trabalhadores. Há sempre possibilidade de recorrer à formação adicional que, por certo, aumentará a competitividade das empresas. Esta atitude dos que podem, e muitos podem, contri- buiria para ‘aliviar’ o peso do Estado Central, que assim teria mais recurso para acudir à educação, à cultura, à saúde e à economia dos mais frágeis”.
Esta ajuda do dstgroup em tempos de pandemia é mais um exemplo das muitas outras provas que tem dado ao longo dos anos da sua sensibilidade para o trabalho que se realiza nas escolas, nomeadamente no Agrupamento Sá de Miranda, apoiando diversas iniciativas que lá se desenvolvem, onde se salienta o patrocínio da revista ‘Trajetórias’.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho