Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Duas medalhas de ouro encerram participação memorável de Portugal
Lamas celebrou Santo António

Duas medalhas de ouro encerram participação memorável de Portugal

Amares: Requalificação do Santuário favorece coesão territorial

Duas medalhas de ouro encerram participação memorável de Portugal

Desporto

2025-06-09 às 06h00

Rui Miguel Graça Rui Miguel Graça

Último dia com duas medalhas de ouro para Portugal e todas sob o desígnio minhoto. Ponte de Lima aplaudiu os atletas do Náutico local, Rui Lacerca e Ricardo Coelho, bem como o limiano Fernando Pimenta e José Ramalho, do Náutico de Prado.

Citação

A seleção portuguesa de canoagem terminou os Europeus de maratonas no segundo lugar, com quatro ouros, quatro pratas e um bronze em Ponte de Lima, apenas atrás da hegemónica Hungria.
O ouro de Fernando Pimenta e José Ramalho em K2 e o de Rui Lacerda e Ricardo Coelho em C2, hoje, último dia de competição, permitiu aos lusos atingir nove pódios e recuperar o segundo posto, destronando a Espanha.
A Hungria conseguiu oito ouros, nove pratas e três bronzes, enquanto a Espanha conquistou três títulos, ficou duas vezes em segundo e oito em terceiro.
Este foi o melhor desempenho de sempre de Portugal, que superou as seis medalhas dos Europeus de 2024 em Poznan, Polónia, na altura com três títulos continentais.

“Foi, efectivamente, um desempenho extraordinário da nossa seleção de maratonas, a prova, novamente, porque estamos na restrita elite mundial. Acredito que, nos Mundiais de setembro, na Hungria, voltaremos a fazer história”, congratulou-se Ricardo Machado, presidente da Federação Portuguesa de Canoagem. O dirigente destacou a “ambição, fibra, garra e determinação de um conjunto de canoístas que faz da excelência o mote do seu trabalho diário”.
Tal como nos mundiais de maratonas de 2022, Ponte de Lima voltou a encher, com milhares de adeptos a celebrar nas margens do rio numa competição que reuniu cerca de 250 canoístas de 26 países.

Os limianos celebraram no último dia as conquistas dos filhos da terra, com todo o carinho para Fernando Pimenta, Rui Lacerda e Ricardo Coelho, ambos de Ponte de Lima, mas também a conquista de José Ramalho, atleta do Náutico de Prado. Rui Lacerca de Ricardo Coelho são mesmo atletas do Náutico de Ponte de Lima, ao passo que Fernando Pimenta é atleta do Benfica.
As medalhas de Portugal no Europeu: Ouro: K1 ‘short race’ Fernando Pimenta; K2 José Ramalho/Fernando Pimenta.C2 Rui Lacerda/Ricardo Coelho. C1 júnior: Leonardo Barbosa. Prata: K1 José Ramalho K1 sub-23 Francisco dos Santos C1 Rui Lacerda; C1 Lara Lopes. Bronze: K1 ‘short race’: José Ramalho.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho