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2023-12-28 às 06h00
Programa ‘incluIR’ - Férias de Natal está a decorrer na Escola EB 2,3 de Real, com 62 crianças inscritas. Vereadora Carla Sepúlveda visitou, ontem, as actividades e faz um balanço positivo, apesar de registar menos inscrições do que há um ano.
É uma resposta educativa e social nesta pausa lectiva natalícia e junta seis dezenas de crianças na EB 2,3 de Real. O programa ‘incluIR’ - desenvolvido pelo Município de Braga - tem como objectivo ocupar de forma lúdica e pedagógica os mais novos, sobretudo as crianças com necessidades específicas. Estão inscritas nesta edição 62 crianças e jovens, que usufruem de um plano de actividades desenvolvido a partir das áreas artística, desportiva e cultural pela CEA - Cooperativa de Ensino Artístico.
“Esta é a segunda edição de Natal, tivemos a primeira edição-piloto no ano passado e esta menos concorrida do que no ano passado, mas está a correr muito bem, dentro daquilo que nós esperávamos. A EB 2,3 de Real foi a escola eleita desta vez, como foi também nosso compromisso para não sobrecarregar nenhuma escola e os assistentes operacionais, faremos cada edição a rodar. Está a corresponder às nossas expectativas”, sublinhou a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, na visita ao programa, dando conta de que, na primeira semana, participaram 64 crianças e, nesta segunda, 62, com a particularidade de menos de metade serem crianças com necessidades específicas.
“São mais típicas que atípicas nas inscrições este ano, não sabemos qual o motivo, mas não são metade sequer das típicas”, revelou.
Programa é apoiado por 32 assistentes operacionais por dia, divididos por dois turnos, e entre as várias iniciativas destacam-se as “actividades desportivas, teatro, pintura, clube de leitura, entre outras”. “Actividades motoras que acabam por trabalhar algumas dificuldades que cada uma das crianças com necessidade específicas tem e temos sempre atenção a que as actividades correspondam àquilo que cada uma pode fazer, por forma a que não se sintam fora. Temos tentado ao máximo trazer actividades em que possam participar activamente, ou com ajuda de uma criança típica, promovendo a interacção que também desejamos neste programa incluIR”, rematou.
Já Zita Esteves, directora da escola, faz um balanço “muito positivo” do evento: “foi muito bom, é uma forma de dar visibilidade ao trabalho que nós temos durante o ano, porque também temos duas unidades de alunos com necessidades específicas e os nossos funcionários estão integrados neste trabalho”.
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