Correio do Minho

Braga, sábado

- +
“Educação Física no 1.º ciclo que seja um facto, de facto”
Gala Alto Minho Ativar IPVC Business Awards 2020 promove o melhor de dois mundos

“Educação Física no 1.º ciclo que seja um facto, de facto”

"O Futuro está nos Ovos" e “Rapunzel” no Concurso Nacional de Teatro da Póvoa de Lanhoso

“Educação Física no 1.º ciclo  que seja um facto, de facto”

Desporto

2019-10-23 às 14h30

Rui Serapicos Rui Serapicos

Prémio Mérito e Excelência do Município de Braga na VI Gala do Desporto, José Ribeiro reclamou educação física ”de facto” no 1.º ciclo de ensino.

José Ribeiro, o distinguido na segunda-feira à noite na VI Gala do Desporto pelo Município de Braga com o prémio Mérito e Excelência, preconizou no seu discurso de agradecimento que no 1.º ciclo “a educação física seja - de facto - um facto e não esteja só no papel”.
“É muito importante que a actividade física seja encarada no 1.º ciclo como deve ser. E se de pequenino se torce o pepino, é também desde pequenas que as nossas crianças devem ter mais hábitos salutares de actividade física, de higiene, de cooperação entre colegas, de fair-play nas actividades”, frisou o campeão do mundo de maratona para veteranos.

Ao agradecer o prémio Mérito e Excelência do município, disse esperar “ter contribuído ao longo destes anos para que a actividade física e o desporto tenham evoluído e, se Portugal é dos países em que a população faz menos actividade física, espero ter contribuído para que haja cada vez mais pessoas a fazer actividade física e que esse seja um contributo para uma melhor qualidade de vida”.
“O homem e a mulher não se fizeram só para estarem sentados a olhar os computadores”, salientou, lembrando também que os médicos estão sempre a alertar que a obesidade e a alimentação são cada vez piores”.
“Temos bom remédio, que é calçar umas sapatilhas e dar umas voltas no Parque da Ponte, que é bom, engraçado, fresco, arejado e com algumas árvores podemos respirar”, realçou.

O professor de educação física e praticante de modalidades diversas - que é conhecido a par de alguns dos seus irmãos pelo clã dos ‘Cabeças Negras’, e apelidado de ‘Bia’ pelos mais chegados, evidenciou surpresa e emoção pelo prémio.
“Quando cheguei aqui [ao púlpito colocado no palco do Altice Forum] sentia mais pulsações do que quando acabava maratonas”, começou por dizer, de mão sobre o coração. “Foi a maior rasteira que eu apanhei no desporto; não estava a contar; tinham-me convidado para ser um elemento a atribuir prémios a estes maravilhosos atletas e a final eu sou o último de todos [a receber um prémio], estou um bocado embaraçado”, continuou.

José Ribeiro nasceu em 1951. Formou-se em Educação Física, em Lisboa. Leccionou em Braga na Escola D. Luís de Castro, e foi promovendo sempre acções no sentido da difusão da actividade desportiva, sendo ele mesmo praticante de modalidades como atletismo e futebol; integrou os órgãos da Associação de Profissionais de educação Física de Braga
O ‘Braga a Correr’, programa institucionalizado entretanto no âmbito do pelouro de Desporto da autarquia, foi inspirado pela acção de José Ribeiro.

É uma iniciativa que ocorre nas segundas-feiras, a partir das 21 horas, corrida em velocidade lenta, ou caminhada, pela cidade de Braga, envolvendo centenas de pessoas. A volta pedestre do Minho e o Trilho dos dois Montes são outras iniciativas promovidas por José Ribeiro.
O “professor, sonhador, o homem que pôs Braga a correr”, “aquele que trata o futebol e o atletismo por tu” “medalhado de sonhos, caminheiro” foi assim definido - locução em voz off de José Portugal, da Antena Minho, depois de declamar o poema de José Régio ‘Cântico Negro’, enquanto a Orquestra Filarmónica de Braga tocava ‘Chariots of Fire’, de Vangelis.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.