Comissão da Agricultura aprova parecer sobre a biodiversidade
2020-12-03 às 08h03
O livro ‘Educar com os Olhos da Mente’, da autoria de Helena Isabel Rodrigues e Filipe Azevedo, um casal cego, é apresentado, hoje, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
‘Educar com os Olhos da Mente’ é o livro da autoria de Helena Isabel Rodrigues e Filipe Azevedo, retrata as suas “vivências mais marcantes” a partir da sua condição de cegos, de casal e de pais, revelando que tudo é possível construir, desde que seja com base no amor. A publicação é apresentada hoje, às 18.30 horas, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
“Este é um livro de alegria, afectos, muito intimista, e uma celebração da vida. Foram várias as razões que nos levaram a publicar este livro, a primeira das quais porque não existe grande literatura sobre parentalidade exercida por duas pessoas cegas”, indicou Filipe Azevedo, funcionário dos Transportes Urbanos de Braga.
Quando o amor falou mais alto, Isabel e Filipe constituíram uma família e decidiram abraçar a parentalidade de uma forma perfeitamente consciente e planeada, não por se considerem “heróis”, mas porque se tratava, na verdade, do seu projecto de vida pessoal. São precisamente sobre essas vivências, experiências e desafios diários que tiveram que ultrapassar, e que aceitaram com todo o entusiasmo, que relata este livro que o casal partilha agora com o público.
“Temos sido muitas vezes desafiados a partilhar de viva voz o nosso testemunho pessoal e nunca quisemos fazê-lo sem algo que suportasse de forma mais estruturada e consolidada o relato das nossas vivências. Não podemos igualmente esconder o desejo de partilhar uma história positiva que tanto nos tem enchido a alma. Também sempre tivemos o desejo de sensibilizar a comunidade para as questões mais específicas sobre a deficiência visual. Mas é uma missão que já fazemos há muitos anos, mas que agora ganha uma outra dimensão com este livro”, refere o casal.
Garantem que esta não é uma obra científica, mas sim um livro que mostra como uma família comum, embora sem visão, aceitou o desafio de educar uma filha com os olhos da mente.
Na publicação, Isabel e Filipe contam as estratégias que adoptaram para os desafios constantes, desde os cuidados básicos como o banho, a alimentação, a administração de medicamentos, o andar na rua, o brincar e a socialização. São informações úteis sobre a deficiência visual, as suas ideias mestras sobre a parentalidade, os momentos mais marcantes destes últimos anos, o núcleo duro de amigos e família, em suma, um conjunto de revelações intimistas que nos dão a conhecer as estradas que palmilharam até chegarem a este lugar inclusivo e feliz, onde não conseguem conter a alegria, o afecto e o prazer transbordante por tudo aquilo que viveram até hoje e a profunda gratidão por por serem pais de Mara Sofia.
“Este é, essencialmente, um livro empírico/sociológico que reflecte sobre a dimensão provavelmente mais importante da parentalidade - que é a predisposição e a disponibilidade mental”, destaca.
07 Março 2021
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário