Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Eficácia passa pelo uso de meios de comunicação
António Gomes lidera nova direcção do Hospital da Misericórdia de Vila Verde

Eficácia passa pelo uso de meios de comunicação

‘Talvez um dia’ invoca inércia da sociedade

Eficácia passa pelo uso de meios de comunicação

Casos do Dia

2010-03-03 às 06h00

Miguel Viana Miguel Viana

Cerca de duas dezenas de instituições de Vila Nova de Famalicão simularam, ontem, uma situação de catástrofe. A solução passa pelo “uso eficaz dos meios de comunicação interna e social” disse Ricardo Mendes, vereador da Protecção Civil.

Situações de cheias, quedas de árvores e de muros e a existência de alguns feridos, foi o “cenário” montado ontem nas instalações da Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão.
O objectivo foi o de coordenar a intervenção dos vários agentes da protecção civil (câmara municipal, PSP, GNR, bombeiros, Segurança Social, Cruz Vermelha e instituições de solidariedade social) em situação de catástrofe.

“Esperamos que este exercício sirva para nos conhecermos melhor, e que possamos reagir de forma mais eficaz numa situação de crise”, disse na abertura dos trabalhos o vereador da Protecção Civil na câmara de Vila Nova de Famalicão.

Mais tarde, aos jornalistas, Ricardo Mendes acrescentou que o exercício foi “destinado às comunicações como forma de agilização de recursos. Pretendemos testar todos os meios da câmara e das restantes instituições. O Conselho Municipal de Protecção Civil fica, desta forma, mais consciente das adversidades.”

Ainda no âmbito das comunicações, o responsável municipal salientou o papel importante da comunicação social. “A comunicação social deve saber o que se está a passar, para que as pessoas saibam que o socorro está no local ou a caminho. Tem um papel importante na pacificação das populações”, referiu Ricardo Mendes.

O vereador famalicense explicou, ainda, que a realização periódica destas acções de treino é importante. “Há uma forte necessidade destes exercícios para que possamos ter a noção de como reagir quando for necessário.”
O exercício, denominado “Comand Post Exercise (Exercício de Posto de Comando) inseriu-se nas comemorações da Semana da Protecção Civil

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho