Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Eixo Atlântico promove seminário sobre experiências em Sustentabilidade Urbana
TAP: Carlos Oliveira vai ser o novo presidente do Conselho de Administração

Eixo Atlântico promove seminário sobre experiências em Sustentabilidade Urbana

Avançado Gustavo Varela reforça Gil Vicente por empréstimo do Benfica

Eixo Atlântico promove seminário sobre experiências em Sustentabilidade Urbana

Braga

2025-06-15 às 09h00

Redacção Redacção

Eixo Atlântico realizou, no gnration, o VII Seminário de Intercâmbio de Experiências em Sustentabilidade Urbana, iniciativa onde foi sublinhada a importância da colaboração transfronteiriça e intercâmbio técnico para fazer face às alterações climáticas.

Citação

O Eixo Atlântico realizou, em Braga, o VII Seminário de Intercâmbio de Experiências no domínio da Sustentabilidade Urbana, um evento que reuniu representantes de municípios, técnicos e responsáveis pela política ambiental para partilhar soluções para a luta contra as alterações climáticas.
O evento, que decorreu no gnration, na sessão de abertura, contou com a intervenção de Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga; Sílvia Costa, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e presidente do Grupo Temático de Sustentabilidade Urbana do Eixo Atlântico; e Rita Fidalgo, secretária-geral adjunta do Eixo Atlântico.
Alfonso Alcolea, responsável pelas políticas de ambiente urbano na Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, apresentou as principais iniciativas europeias neste domínio, como o Acordo Cidade Verde e o Prémio Capital Verde Europeia.
A sessão incluiu a apresentação de projectos locais exemplares. Dalila Sepúlveda, directora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Guimarães e membro da Direcção Executiva da Unidade de Missão Guimarães Capital Verde Europeia 2026, apresentou a estratégia municipal de Guimarães para a sustentabilidade e resiliência climática.
Tiago Lopes, coordenador de projectos estratégicos para a acção climática e transição energética da Câmara de Matosinhos, destacou o Laboratório de Cidadania pela Transição Climática.
De igual modo, Pedro Teiga, engenheiro ambiental e consultor especializado em reabilitação fluvial, mostrou o projecto de renaturalização do Rio Este, promovido pela Câmara de Braga.
Já Carla Gonçalves, directora executiva do Centro Climático do Município da Póvoa de Varzim, partilhou a experiência do município na promoção da resiliência com base na adaptação do território.
O seminário terminou com um debate onde foi sublinhada a importância da colaboração transfronteiriça e intercâmbio técnico para fazer face às alterações climáticas nas cidades do Eixo Atlântico.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho