Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Eixo Atlântico promove seminário sobre experiências em Sustentabilidade Urbana
GNR apreendeu oito armas em processo de desordem pública

Eixo Atlântico promove seminário sobre experiências em Sustentabilidade Urbana

Famalicão: Vila - Residência de Estudantes ajuda a dinamizar o centro da cidade

Eixo Atlântico promove seminário sobre experiências em Sustentabilidade Urbana

Braga

2025-06-15 às 09h00

Redacção Redacção

Eixo Atlântico realizou, no gnration, o VII Seminário de Intercâmbio de Experiências em Sustentabilidade Urbana, iniciativa onde foi sublinhada a importância da colaboração transfronteiriça e intercâmbio técnico para fazer face às alterações climáticas.

Citação

O Eixo Atlântico realizou, em Braga, o VII Seminário de Intercâmbio de Experiências no domínio da Sustentabilidade Urbana, um evento que reuniu representantes de municípios, técnicos e responsáveis pela política ambiental para partilhar soluções para a luta contra as alterações climáticas.
O evento, que decorreu no gnration, na sessão de abertura, contou com a intervenção de Ricardo Rio, presidente da Câmara de Braga; Sílvia Costa, vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim e presidente do Grupo Temático de Sustentabilidade Urbana do Eixo Atlântico; e Rita Fidalgo, secretária-geral adjunta do Eixo Atlântico.
Alfonso Alcolea, responsável pelas políticas de ambiente urbano na Direcção-Geral do Ambiente da Comissão Europeia, apresentou as principais iniciativas europeias neste domínio, como o Acordo Cidade Verde e o Prémio Capital Verde Europeia.
A sessão incluiu a apresentação de projectos locais exemplares. Dalila Sepúlveda, directora do Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da Câmara de Guimarães e membro da Direcção Executiva da Unidade de Missão Guimarães Capital Verde Europeia 2026, apresentou a estratégia municipal de Guimarães para a sustentabilidade e resiliência climática.
Tiago Lopes, coordenador de projectos estratégicos para a acção climática e transição energética da Câmara de Matosinhos, destacou o Laboratório de Cidadania pela Transição Climática.
De igual modo, Pedro Teiga, engenheiro ambiental e consultor especializado em reabilitação fluvial, mostrou o projecto de renaturalização do Rio Este, promovido pela Câmara de Braga.
Já Carla Gonçalves, directora executiva do Centro Climático do Município da Póvoa de Varzim, partilhou a experiência do município na promoção da resiliência com base na adaptação do território.
O seminário terminou com um debate onde foi sublinhada a importância da colaboração transfronteiriça e intercâmbio técnico para fazer face às alterações climáticas nas cidades do Eixo Atlântico.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho