Correio do Minho

Braga,

- +
Eixo saúda electrificação da ferrovia Porto-Vigo
Estratégia prevê 45 milhões para melhorar habitação de 781 famílias

Eixo saúda electrificação da ferrovia Porto-Vigo

Solar das Bouças vai receber artistas de outros países

Eixo saúda electrificação da ferrovia Porto-Vigo

Alto Minho

2021-02-27 às 06h00

Redacção Redacção

Está concluído o processo de electrificação da ferrovia Porto-Vigo e o Eixo Atlântico já veio a público saudar a obra que considera como “histórica”, lamentando o “atraso” na construção sa ‘saída sul’ da ligação.

O Eixo Atlântico congratulou-se ontem com a conclusão da electrificação da linha férrea entre o Porto, Portugal, e Vigo, Espanha, uma reivindicação “histórica” da associação transfronteiriça e lamentou o “atraso” na construção da “saída sul” daquela ligação.
“Os avanços na ligação ferroviária entre a Galiza e o Norte de Portugal, para os quais o Eixo Atlântico trabalha há mais de uma década, são um sucesso para os cidadãos. É uma boa notícia, mas lamentamos o atraso em Espanha para impulsionar a saída sul de Vigo”, afirmou o secretário-geral, Xoán Vázquez Mao, citado numa nota ontem enviada à imprensa.
No documento, a associação transfronteiriça, que reúne 39 municípios do Norte de Portugal e da Galiza, recorda “ao governo de Espanha a necessidade de viabilizar a saída sul ferroviária com a tramitação do troço Vigo - O Porriño para se conseguir ter tempos competitivos na ligação ferroviária entre A Coruña e Lisboa”.
“Apenas é necessário lançar a concurso o estudo informativo preliminar, etapa obrigatória para iniciar o processo de construção do novo troço até à fronteira que faz a ligação com a nova linha Fronteira-Porto, já está a ser tratado pelo Governo de Portugal, e cuja previsão é que esteja operacional antes de 2030”.
A “conclusão daqueles trabalhos foi confirmada ao Eixo Atlântico pelo Administrador das Infraestruturas Ferroviárias (Adif)”. “É uma medida que se insere na reivindicação histórica do Eixo para a ligação ferroviária da eurorregião Galiza-Norte de Portugal, e que aguarda autorização da Agência Espanhola de Segurança Ferroviária”.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho