Correio do Minho

Braga, segunda-feira

Eleições europeias são tema de ‘Conversas com Cidadãos do Mundo’
Vítor Oliveira vai treinar Gil Vicente na I Liga

Eleições europeias são tema de ‘Conversas com Cidadãos do Mundo’

Aprovado concurso para dragagem do portinho de Vila Praia de Âncora

Braga

2019-04-24 às 08h11

Redacção

Encontro conta com as presenças de Ana Gomes (eurodeputada), Gonçalo Lobo Xavier (director da APED), Catarina Tavares (UGT), José Oliveira (Bosh Car Service) e João Cerejeira (UMinho).

Esclarecer sobre a importância da eleição de eurodeputados e a importância de ir às urnas nas eleições europeias, são os objectivos das ‘Conversas com Cidadãos do Mundo’, agendada para sexta-feira, a partir das 21 horas, no Centro de Negócios Ideia Atlântico.
O encontro conta com as participações de Ana Gomes (deputada no Parlamento Europeu), Gonçalo Lobo Xavier (director-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição - APED), Catarina Tavares (secretária executiva da UGT para a área internacional), José Oliveira (coordenador dos Projectos de Inovação na Bosch Car Multimédia Portugal, SA) e João Cerejeira (professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho).
Tiago Corais, porta-voz da organização, referiu que “apesar de muitas políticas estruturantes serem já tomadas ao nível europeu, as eleições para o Parlamento Europeu registam historicamente níveis elevados de abstenção”. Tiago Corais lamenta que nas campanhas eleitorais para as Europeias, “muitas vezes, se debata tudo menos o projecto Europeu”, pelo que, aponta: “pretendemos com esta edição especial Europeias das ‘Conversas Com Cidadãos do Mundo’ debater e informar sobre a União Europeia e, dessa forma, procurar contribuir para um aumento da participação no próximo ato eleitoral de 26 Maio (Domingo). Sem ambiguidades queremos promover a Europa como um projecto pela Paz, pelo Desenvolvimento e pela Cidadania Eropeia.”
Ana Gomes deverá falar sobre as diferentes formas de fortalecer a União Europeia (UE), enquanto que Gonçalo Lobo Xavier vai partilhar o impacto da UE no tecido empresarial português. Os desafios do movimento sindical europeu e a actual situação laboral na Europa serão dados a conhecer por Catarina Tavares. A importância das siner- gias entre as empresas e as universidades é o tema central da intervenção de José Oliveira.
Os investimentos que potenciam o desenvolvimento económico serão dados a conhecer por João Cerejeira. As ‘Conversas com Cidadãos do Mundo’ são organizadas pelo grupo informal ‘O Poder das Palavras’, Ideia Atlântico, Dish Mob de Braga, Dish Mob Ponte da Barca, Correio do Minho, Diário do Minho e RUM, que nesta edição junta ainda como parceiros institucionais a Câmara Municipal de Braga e a Associação Comercial de Braga. O objectivo primordial destes encontros é informar, debater e promover, as vantagens da abertura ao mundo, do conhecimento de novas culturas, da promoção da tolerância entre povos e o multiculturalismo.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.