Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Empreendedorismo social vai “crescer muito” em Braga
Famalicão adere à Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude

Empreendedorismo social vai “crescer muito” em Braga

Gil Vicente aviva memórias no Lar Santo André

Empreendedorismo social vai “crescer muito” em Braga

Economia

2021-01-25 às 08h03

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Nove bracarenses viram as suas ideias de projecto seleccionadas no Programa de Aceleração do Human Power Hub. Coordenador geral pede mais investimento para esta área de impacto social.

O Programa de Aceleração do Centro de Inovação Social de Braga - Human Power Hub (HPH) seleccionou projectos de nove empreendedores bracarenses. “O processo passou do fenómeno das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) para empreendedores a nível individual”, informou o coordenador geral do HPH, Carlos Sousa Santos, acreditando que “esta área do empreendedorismo social é uma área que vai crescer muito nos próximos anos em Braga”.

Carlos Sousa Santos confirmou que esta edição do Programa de Aceleração veio “consolidar o trabalho realizado e constatar que se se investir mais nesta área mais projectos surgirão no futuro”. O coordenador geral foi peremptório: “tem que haver investimento nesta área de impacto para transformação de negócios e se houver investimento e estruturas como o HPH que apoiem estas iniciativas elas vão de certeza surgir”.
As candidaturas para o Programa de Aceleração terminaram no passado dia 20 de Dezembro e, entretanto, todos os responsáveis dos projectos foram entrevistados. Das 10 inscrições, nove foram seleccionadas. “Um dos inscritos não tinha condições para avançar para a próxima fase, tinha apenas uma ideia”, justificou.

Os nove projectos seleccionados passam entretanto à fase seguinte. “Esta nova fase contempla uma formação intensiva de cinco semanas e durante essas cinco semanas vamos aferir e perceber se o empreendedor está em condições de avançar para a incubação e para a criação de iniciativa de impacto”, explicou Carlos Sousa Santos, referindo que “só aí é que os empreendedores se comprometem com o HPH para avançar e constituir empresa, associação ou cooperativa”.

Este Programa de Aceleração, continuou o coordenador geral, “terá um aumento da carga horária e um grau de exigência maior em relação ao do ano passado, haverá processo de qualificação por pontos e depois haverá também uma clarificação das responsabilidades do empreendedor para perceber se está pronto para assumir as responsabilidades”. No final das cinco semanas, “os nove empreendedores terão de forma muito clara e inequívoca o caminho que têm pela frente nos próximos dois anos”, assegurou.

O HPH tem condições para avançar com estes nove projectos, desde que os empreendedores também tenham condições para assumir as responsabilidades. “O Programa de Aceleração foi desenhado em função da nossa capacidade de apoio e também por questões ligadas à pandemia, já que ficamos com o espaço de formação limitado”, sublinhou.
O Programa de Aceleração 2021 do HPH é financiado pela medida Parcerias para o Impacto da estrutura de missão Portugal Inovação Social e pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego (POI SE) do Portugal 2020.

Bragalit
Mapa Literário da Cidade de Braga
Marc Rodrigues

Crowdforged
Tecnologia ao Serviço da Sociedade
Pedro Lima

Ecological Earth Gustavo Vieira

Eko Business Park
Pablo Nazaré Marconi

Guia de Turismo Acessível
Maria do Céu Marques
e Joana Teixeira;

Pegadas do Brincar Crianças, Natureza e Cidades
Carla Freitas

Serei Mais
Teresa Rodrigues Antunes

Social.e.mkt.place
Carlos Corsino

Voluntarium
Raquel Boriero Carvalho

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho