Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Encontro de gerações assinala S. Valentim
Famalicão: Provas desportivas dos Amigos de Pedal promovem valorização do território

Encontro de gerações assinala S. Valentim

Relatório e contas da Santa Casa da Misericórdia de Vila Verde aprovados

Encontro de gerações assinala S. Valentim

Braga

2025-02-14 às 10h14

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

SYnergia assinalou antecipadamente o Dia de São Valentim com uma actividade que juntou 16 jovens voluntários internacio-nais e 14 seniores do Centro Social Teresiano de Verim. Objectivo foi promover o encontro de gerações e reforçar a inclusão social.

Citação

‘O amor não tem idades...’ foi o mote para a SYnergia celebrar o Dia dos Namorados. A iniciativa envolveu 16 jovens voluntários internacionais e 14 seniores do Centro Social Teresiano de Verim, da Póvoa de Lanhoso.
Promover o encontro entre diferentes gerações e o reforço da inclusão social foi o grande objectivo desta actividade, como contou Ricardo Sousa, presidente da Synergia.
“O objectivo é assinalar o dia de São Valentim de uma forma diferente, com gerações diferentes e com culturas diferentes. No fundo aproveitamos esta data simbólica e o mês do sentimento e do amor para. Através desta junção de voluntários internacionais e alguns idosos, fazermos um dois em um”, explicou Ricardo Sousa ao Correio do Minho, notando que “há diferentes formas de amar e amar as culturas diferentes, amar a diferença. Esta é também uma das formas de passar a mensagem”.

Ricardo Sousa acrescenta que com esta iniciativa a SYnergia também visa estimular para uma sociedade mais empática e solidária. “Este é o nosso lema - ‘Be Kind’- e vamos trabalhar nisso nos próximos anos, nas pessoas se darem mais às outras”.
Foram 16 os jovens que participaram nesta iniciativa. Estão na SYnergia a fazer intercâmbio internacional ao abrigo dos programas Erasmus+ e Wordl Packers. Brasil, Cuba, Colômbia, Gâmbia, Marrocos, Itália, França, Turquia, Finlândia, Chéquia e Lituânia são os seus países de origem.

“Se estes jovens, ao regressarem aos países deles, conseguirem ter uma melhor relação com os seus avós, respeitarem os seus vizinhos idosos, verem a terceira idade de outra maneira, já valeu a pena”, remata.
Jovens e seniores constituírem pares e foi assim que visitaram o Museu Dom Diogo de Sousa, em Braga, seguindo depois para o McDonald’s de Maximinos, que ofereceu o almoço ao grupo.
O Centro Social Teresiano de Verim é uma das instituições onde os jovens voluntários internacionais da SYnergia fazem voluntariado. Os jovens visitam à terça-feira à tarde o centro de convívio desta instituição, como contou Isabel Barroso, a directora técnica, referido que os seniores estavam “muito entusiasmados” com esta vinda a Braga.

A deslocação dos seniores a Braga contou com o apoio do Município da Póvoa de Lanhoso e da Junta das UF de Verim, Friande e Ajude.
De realçar que apesar da barreira linguística - pois os jovens voluntários não falam português - a iniciativa acabou por ser uma excelente jornada de confraternização intergeracional.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho