Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Encontro Vila Verde (in)Artes: “Livremente”
Um ‘Engenho’ de 30 anos que muito tem feito por Famalicão

Encontro Vila Verde (in)Artes: “Livremente”

Governo reafirmou ao presidente da Junta da Galiza compromisso na alta velocidade

Encontro Vila Verde (in)Artes: “Livremente”

Cávado

2024-04-19 às 20h00

Redacção Redacção

Município e escolas promovem eventos artísticos inspirados na Revolução do 25 de Abril

Citação

Diversas atividades artísticas vão decorrer ao longo deste sábado em Vila Verde, no âmbito do II Encontro Vila Verde (in)Artes, resultado de uma parceria do Município, do Plano Nacional das Artes (PNA) e das escolas do concelho.

Sob o tema “Livremente”, a jornada de eventos artísticos vai decorrer “numa perspetiva de pensar as artes e a democracia, no ano em que se comemora os 50 anos da Revolução do 25 de Abril”.

O tema foi escolhido pelas escolas, em reunião de comissão consultiva da rede de escolas PNA, com o propósito de marcar esta comemoração e dar o contributo das escolas para a programação do Município, procurando ir ao encontro do que é a missão do próprio plano: a aproximação ao tecido cultural do seu território e o trabalho de programação cultural em colaboração.

Esta iniciativa conta com uma Ação de Curta Duração (ACD) intitulada Arte e Democracia, para docentes acreditada pelo centro de Formação do Alto Cávado (CFAC), que decorrerá na Biblioteca Municipal de Vila Verde entre as 9h30 e as 13h00. Neste evento estarão presentes o Comissário do Plano Nacional das Artes, Paulo Pires do Vale, Helena Mendes Pereira, curadora e diretora geral da zet gallery, e Francisco Providência, designer profissional.

Na parte da tarde, pelas 15h00, na Adega Cultural, será inaugurada a exposição coletiva “Livremente” e serão dinamizadas várias atividades artísticas pelas escolas envolvidas.

Promover e divulgar as artes como forma de expressão individual e coletiva, incentivar e valorizar a produção artística nas escolas do concelho são as premissas desta iniciativa, que procura contribuir para o desenvolvimento da criatividade, marcada, também, pelo encontro com o património cultural material e imaterial de Vila Verde e toda a sua diversidade e identidade cultural.

Este encontro trará múltiplas incursões pela Arte e atividades criadas por alunos e professores de todas as escolas do Concelho de Vila Verde. Para além da partilha de projetos artísticos e educativos junto de jovens estudantes, criar-se-á sinergias entre entidades, escolas e agentes locais, essenciais para o desenvolvimento futuro da comunidade educativa.



“Todos à manif” no dia 26

Numa iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA), os 510 Agrupamentos de Escolas/Escolas não agrupadas que integram a rede PNA, foram convidados a realizar um evento simultâneo, no dia 26 de abril, pelas 10:30h, a que se deu o nome de ‘Todos à Manif’, onde se pretende que os alunos saiam das escolas e se manifestem na rua, com recuperação de palavras de ordem e novas palavras criadas por eles.

Cada turma produz cartazes e/ou faixas e farão um percurso previamente determinado, até um local emblemático da cidade/vila. Em certas localidades (Figueira da Foz, Marinha Grande, Braga, Setúbal, Odemira, Serpa, Lisboa, Vila Verde e Amares), numa perspetiva de cidadania e lição democrática, associaram-se a esta iniciativa Bandas Filarmónicas, Conservatórios de Música, Municípios e agentes culturais diversos, criando uma ação conjunta em prol de um objetivo comum: 'Todos à Manif'.

Previamente, o Plano Nacional das Artes tem estado a prestar Ações de Formação de Curta Duração a docentes, de Norte a Sul do País, com o intuito de relembrar historicamente o que é o 'Manifesto' e criar um design comum na elaboração dos cartazes/manifestos, para que os jovens os criem com um significado histórico.

Neste contexto, as escolas de Vila verde sairão à rua no próximo dia 26 de abril, e em manifestação os alunos concentrar-se-ão no largo da Biblioteca Municipal onde haverá momentos de música, poesia e uma homenagem aos democratas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho