Correio do Minho

Braga, quinta-feira

- +
Encontros da Imagem com novo dinamismo
Pateiras do Ave não avançam para Paisagem Protegida

Encontros da Imagem com novo dinamismo

Alto Minho: Projecto Educa Care com programa de actividades sobre educação, saúde e bem-estar

Encontros da Imagem com novo dinamismo

Braga

2021-05-04 às 12h30

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Associação Cultural - Encontros da Imagem tem novos órgãos sociais. Equipa, liderada por Carlos Fontes, vai continuar e alar-gar âmbito das actividades até agora desenvolvidas, mas também promover novas acções em particular na área das media artes.

Carlos Fontes, director artístico dos Encontros da Imagem, é o novo presidente da Direcção da Associação Cultural - Encontros da Imagem. Os órgãos sociais para o triénio 2021/2024 foram eleitos e empossados na passada sexta-feira, contando com sangue novo que vai imprimir uma nova dinâmica a um dos projectos culturais mais impactantes do país na área da fotografia e das artes visuais.
Os próximos anos apresentam--se desafiantes, num contexto novo marcado pela situação pandémica que afecta o mundo. Os novos órgãos sociais pretendem dar continuidade às actividades até agora desenvolvidas e, dentro do possível, não só alargar o âmbito das mesmas, como principalmente, promover novas acções em particular na área das media artes.
A acção será marcada não só pela realização dos Encontros da Imagem — evento que tem já garantido financiamento do Ministério da Cultura até 2022 — mas também pela inauguração, prevista para este ano, da Galeria da Estação Encontros da Imagem e pela organização de todo o acervo do festival.
Estes desafios estão elencados no programa de acção dos novos órgãos sociais, que se alicerça em quatro eixos fundamentais, como explica Carlos Fontes ao ‘Correio do Minho’.
Num primeiro eixo é assumido o objectivo de “contribuir para o conhecimento e divulgação mais alargada da fotografia e media artes” o que vai ser concretizado “através de exposições individuais e colectivas, das diversas abordagens e correntes estéticas, de autores nacionais e estrangeiros, cuja expressão maior será através dos Encontros da Imagem – Festival Internacional de Fotografia e Artes Visuais”.
Num segundo eixo, a inauguração da Galeria da Estação Encontros da Imagem, no antigo edifício da Estação da CP, vai também proporcionar condições não só para a realização regular de exposições ao longo do ano, mas também, o desenvolvimento de outras actividades, nomeadamente a projecção de imagens fotográficas e videográficas, debates temáticos e conferências.
Num terceiro eixo, é assumido o objectivo de “dedicar uma maior importância ao acervo fotográfico dos Encontros da Imagem, que constitui o mais importante património da associação”.
Neste eixo de acção está incluído o projecto ‘Memórias da Cidade de Braga’, um espólio que contribuirá para a criação de “uma memória colectiva”, não só da cidade de Braga, como do processo e evolução da Fotografia desde os anos 80. “Assim, a Associação deverá promover também Residências Artísticas, de onde resultarão trabalhos fotográficos ricos e importantes no registo da cidade de Braga, a ideia fundamental, como o próprio nome do projecto indica”, aponta o programa de acção.
Os novos órgãos sociais assumem ainda a missão de melhorar as relações institucionais, num quarto eixo de acção, procurando reforçar e alargar as parcerias locais, regionais, nacionais e internacionais. Assim como promover novas parcerias e colaborações.
Com Carlos Fontes, na Direcção estão agora Tiago Dias dos Santos e Carla Bacelar Ferreira, como vice-presidentes.
A Mesa da Assembleia Geral é presidida por José Luís Dias; Simone Rosário Aral de Almeida é vice-presidente e Patrícia Maria Ferras Barbosa a secretária. O Conselho Fiscal é constituído por Manuel da Cunha Santos, presidente, e por Ana Patrícia Martins Gomes e Noora Marja Manty, vogais.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho