'Cinema na Vinha' da região dos vinhos verdes propõe viagem pelos sentidos
2025-04-13 às 10h14
A celebrar o 24.º aniversário, a Enermeter plantou ontem 24 árvores na área verde do terreiro do Mosteiro de Tibães. Foi mais uma das muitas iniciativas que a empresa tem dinamizado no âmbito da sua responsabilidade ambiental e social.
A plantação de 24 árvores, maioritariamente espécies autóctones, na área verde do terreiro do Mosteiro de São Martinho de Tibães, marcou ontem de manhã a comemoração dos 24 anos da Enermeter.
Fundada em 2001, esta empresa de base tecnológica - que se dedica ao desenvolvimento de soluções inovadoras para as áreas de medição - juntou os colaboradores para uma manhã de convívio, mas que deixa também legado e testemunho da importância que a Enermeter dá às questões ambientais.
“A responsabilidade ambiental - tal como a responsabilidade social - é algo que nós privilegiamos muito na Enermeter e que temos vindo a desenvolver ao longo dos anos, em diferentes vertentes”, explicou Manuel Machado, CEO da Enermeter, realçando que a iniciativa de ontem se insere na vertente ambiental, mas realçando que a empresa tem tido mais iniciativas noutros âmbitos, nomeadamente social e cultural.
“Fazemo-lo porque achamos que é importante que as empresas estejam presentes naquilo que é a vida da comunidade e também para que os nossos parceiros, os nossos stakeholders, vejam em nós uma empresa de referência que se pauta por valores que cada vez mais temos de defender”, nomeadamente ambientais, sociais e culturais.
A selecção das 24 árvores plantadas foi realizada em articulação com o Mosteiro de São Martinho de Tibães, entidade que também definiu o local de plantação de cada espécie.
Foram plantados dois castanheiros, dois freixos, três pinheiros-mansos, sete carvalhos e dez sobreiros.
“São 24 árvores, uma por cada ano da Enermeter”, realçou Manuel Machado, explicando que cada colaborador iria proceder à plantação de uma árvore, ficando depois com a sua geo-referenciação para que possa ir acompanhando o seu crescimento.
“São árvores que vão ficar perfeitamente integradas neste espaço, que é lindíssimo. Esta é uma iniciativa autorizada e realizada em articulação com o Mosteiro e com a Câmara de Braga, através da Junta de Freguesia de Mire de Tibães. Também contamos com o apoio da Agere que tem cá uma viatura para nos apoiar na rega das árvores durante a plantação”, referiu Manuel Machado, agradecendo o apoio nesta iniciativa.
Com um balanço muito positivo dos 24 anos da empresa bracarense, Manuel Machado refere que a Enermeter tem apoiado ao longo dos anos também várias instituições e acções de cariz social e cultural, de que é exemplo o Festival Internacional de Órgão de Braga. “Vamos diversificando a nossa responsabilidade social em diferentes áreas”, referiu.
O empresário realça ainda a importância das iniciativas que envolvem os colaboradores, como a de ontem, pois ajudam a fomentar o espírito de equipa: “É importante fortalecer as relações interpessoais, que são sempre importantes numa empresa”.
19 Junho 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário