Detido por posse ilegal de armas em Barcelos
2025-04-30 às 06h00
Prémio para jovens arquitectos foi ontem entregue. CEO do dstgroup declarou necessidade de revolução na habitação.
“O estado da arquitectura e da engenharia na forma como construíram, constroem e reconstroem cidades e casas nas cidades precisa de uma revolução”, defendeu ontem o CEO do dstgroup, José Teixeira, na cerimónia de entrega do ‘Prémio Manuel Graça Dias dst-Ordem dos Arquitectos, Primeira Obra’.
No acto que culminou a segunda edição do prémio bienal de arquitectura, ganha por José Pedro Lima, o empresário bracarense revelou que “estamos a construir um movimento. Queremos lançar um manifesto”, sendo que “em Maio estaremos na trienal de Milão a falar do nosso projecto e a mostrar o nosso projecto. Em Maio estaremos na bienal de arquitectura de Veneza para falar da cidade e da casa social, que abriga e que acolhe. Em Maio vamos estar, a partir de Braga para todo o lado, na Semana da Economia, a falar do movimento e a fazer a revolução”.
Movimento e revolução justificados com a percepção de que, “por vezes, a arquitectura, a engenharia e a construção acrescentam pobreza à pobreza do lado de lá do muro social que guetiza e marginaliza parte da cidade”.
A segunda edição do prémio para jovens arquitectos galardoou a obra ‘Pavilhão de Jardim. Forma | Foyer’, desenhada por José Pedro Lima, professor convidado no Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Localizada no Porto, a obra estabelece um novo volume com nova relação com um jardim central entre duas construções, que funciona como foyer. “O objecto é uma peça de um só material - betão branco, simplificando os processos, técnicas de construção e a velocidade de execução da obra”, diz a descrição de ‘Pavilhão de Jardim. Forma | Foyer’, confessando o autor preocupações de sustentabilidade ao prescindir de isolamento, vedantes e instalações mecânicas complexas.
Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitectos, destacou a particularidade de o prémio patrocinado pelo dstgroup distinguir primeiras obras, afiançando que a nova geração de arquitectos nacionais mantém a qualidade que faz desta actividade uma “das que mais valoriza Portugal”. Segundo o presidente da Ordem, “não se pode falar da arquitectura no Mundo sem falar da arquitectura portuguesa”.
15 Maio 2025
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário