Correio do Minho

Braga,

- +
Envelhecimento saudável foi destaque no II Congresso da Santa Casa de Braga
Hospital de Guimarães abriu Espaço Cidadão aos utentes e funcionários

Envelhecimento saudável foi destaque no II Congresso da Santa Casa de Braga

Ponte de Lima: Explosão na Escola Superior Agrária feriu duas funcionárias da cantina

Envelhecimento saudável foi destaque no II Congresso da Santa Casa de Braga

Braga

2021-10-23 às 06h00

Juliana Martins Juliana Martins

Congresso juntou vários especialistas da área para discutir e reflectir sobre as práticas vigentes em Portugal. Debate desenvolveu também o novo modelo de resposta que o país deve adoptar para promover um envelhecimento mais saudável.

Ontem , decorreu o II Congresso da Santa Casa da Misericórdia de Braga com o tema ‘Repensar e Revitalizar o Envelhecimento’. Organizado em parceria com o Laboratório de Paisagens, Património e Território da Universidade do Minho, este congresso juntou, numa sessão online, vários especialistas desta área do conhecimento.
Durante o evento, que contou com diversas sessões, vários foram os temas discutidos, partilhados e reflectidos sobre as práticas vigentes no cuidado dos idosos em Portugal. Esta iniciativa teve como objectivo promover o debate em torno do envelhecimento e do novo modelo de resposta que o país deve adoptar.
A sessão de trabalho arrancou com as intervenções do provedor da Santa Casa da Misericórdia de Braga, Bernardo Reis, Marta Lobo, da Universidade do Minho e Carlos Valério, mesário da SCM de Braga. Após a abertura do II congresso, o primeiro tema a ser abordado foi ‘Porque precisamos de um Modelo novo para o envelhecimento, e que mudanças de Estratégia?’, apresentado pelo vice-presidente da União das Misericórdias Portuguesas (UMP), Manuel Caldas de Almeida. Na conferência inaugural, o vice-presidente salientou a importância deste congresso e do seu tema principal, destacando que hoje em dia “não podemos deixar de pensar no que é ser velho e nas respostas que temos e que ainda temos que desenvolver”. Segundo, Caldas de Almeida, o envelhecimento saudável tem de ser pensado ao longo de toda a vida e tem que ser acompanhado através de um sistema de continuidade de cuidados, onde o utente seja acompanhado em todo o seu percurso.
O segundo tema do congresso, ‘Educação em Intervenção Comunitária com Idosos’, foi apresentado pela professora da Universidade do Minho, Clara Costa Oliveira. A docente no seu discurso salientou a importância do trabalho destas instituições no cuidado dos idosos, referindo que estas têm um papel de avaliação contínua. Para Clara Oliveira é fundamental que as instituições se ajustem aos indiví- duos e às suas vontades. A Professora da UM salientou o papel fulcral dos técnicos que lidam com os idosos, acrescentando, ainda, a importância de uma formação diversificada e versátil destes colaboradores para conseguirem responder de forma eficaz às necessidades dos utentes.
Ainda na parte da manhã, foram discutidos dois temas relacionados com o envelhecimento saudável, a ‘Avaliação e Intervenção em Saúde Mental no Idoso’ e a ‘A importância do exercício físico no envelhecimento activo’, pelos professores da UM Pedro Morgado e Pedro Tiago Costa, respectivamente.
No período da tarde, o II congresso promovido pela SCM de Braga contou com duas mesas de conversação e debate. Num primeiro momento, o assunto discutido, trazido pela nutricionista Sandra Lourenço do Agrupamento de Centros de Saúde de Braga, foi ‘Nutrição Adequada, Sempre’. Posteriormente, a reflexão recaiu sobre ‘O Envelhecimento e os Cuidados de Apoio Domiciliário’ pela Joana Barbosa da SCM de Braga.
Após algum debate, os temas, que ganharam destaque foram ‘Novas Socializações no entardecer da vida’ e ‘Vulnerabilidade e Violência sobre os mais Velhos: necessidades esquecidas em tempo de pandemia’, apresentados pela professora Engrácia Leandro da Universidade do Minho e Isabel Dias da Universidade do Porto.
João Lobo, presidente da assembleia geral da SCM de Braga fechou este congresso, destacando a importancia desta iniciativa e de debater o envelhecimento.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho