Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Erasmus+ reforça ligação com a natureza
Enchente no fim-de-semana de arranque da primeira grande romaria povoense

Erasmus+ reforça ligação com a natureza

Principal dia reúne milhares nas ruas

Erasmus+ reforça  ligação com a natureza

Braga

2018-12-13 às 10h00

Redacção Redacção

Alunos da EB1 de Nogueira participaram em actividades que reforçam a sua ligação com a natureza. Acções decorrem no âmbito do ‘Erasmus +’.

Citação

No âmbito do programa ‘Erasmus +’, a turma do 4.º ano da EB1 de Nogueira promoveu duas actividades de cariz ambiental na freguesia: adoptar um troço da ribeira do Barral e lançar granadas de sementes numa zona que foi severamente atingida pelos incêndios do ano passado. O Município de Braga e a Junta de Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães colaboraram na iniciativa.
A turma de vinte alunos de Nogueira faz parte do programa ‘Erasmus +’, ao qual se juntam alunos de outros quatro países: Finlândia, Letónia, Turquia e Polónia. Como explica Maria Ferreira, professora titular da turma, “os alunos estão a desenvolver um projecto intitulado Natural and Outdoor Education”.
“Estamos a trazer os alunos para fora da sala de aula, para abordarmos várias questões relacionadas com a natureza em intercâmbio com outros países. Estamos a adoptar várias actividades e esta é uma delas: adoptar um troço da ribeira do Barral. Este grupo de alunos fez ainda, em sala de aula, juntamente com outras turmas, as granadas de sementes que foram lançadas hoje. Mais à frente, na Primavera, voltaremos novamente para observarmos o impacto desta acção”, disse a professora.
Alexandrina Rodrigues, coordenadora da EB 1 de Nogueira, também marcou presença na iniciativa, deixando claro o objectivo da mesma.
“Viemos fazer uma aula de investigação na natureza, com dois momentos distintos. No primeiro vamos lançar granadas para repor o coberto vegetal com árvores autóctones e, num segundo momento, vamos fazer investigação na zona ribeirinha no âmbito do projecto ‘adopta um troço do rio’ para estudar o percurso do rio e toda a zona envolvente, com o intuito de sensibilizar as crianças para questões relacionadas com a natureza”.
Em representação do pelouro do Ambiente da Câmara de Braga, marcou presença no evento Daniel Pinto. Goreti Machado, presidente da Junta de Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães, e João Marques, tesoureiro da autarquia local, estiveram igualmente presentes nesta iniciativa didática. A presidente da Junta elogiou a determinação dos alunos e o âmbito do projecto. “Este intercâmbio de ideias e de metodologias adoptadas por alunos de países diferentes tem de ser elogiado. Nogueira, Fraião e Lamaçães possuem uma vasta área verde e a autarquia local tem vindo a desempenhar um papel activo na promoção e apoio de vários eventos de prevenção e de sensibilização sobre como devemos tratar a natureza, mas principalmente o meio ambiente que nos rodeia”, disse a autarca.
Depois destas duas actividades, os alunos da EB1 de Nogueira irão partilhar a informação recolhida com os alunos dos outros países. Para Março está agendada uma deslocação à Finlândia e em Maio a freguesia de Nogueira irá receber quatro alunos de outros países.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho