Correio do Minho

Braga,

- +
Erasmus+ é um marco na vida dos alunos
Vereadora CDU volta à questão do Mercado Municipal

Erasmus+ é um marco na vida dos alunos

Luta contra a obesidade foi mote na visita ao MARB

Erasmus+ é um marco na vida dos alunos

As Nossas Escolas

2022-04-30 às 06h00

Marlene Cerqueira Marlene Cerqueira

Agrupamento D. Maria II acolheu, durante esta semana, uma mobilidade no âmbito do projecto Erasmus + ‘School of Democracy - We Know our rights and duties’. Dirigido ao 3.º ciclo, o projecto envolve ainda alunos da Itália, da Polónia e da Croácia.

Citação

“Participar neste projecto Erasmus+ está a ser uma experiência muito enriquecedora. Para além de socializar com colegas de outros países, dá-nos a oportunidade de conhecermos também as suas culturas e modos de viver. Vou passar para o 10.º ano e confesso que já estou a ver como participar num novo projecto”. As palavras são de Gabriela, aluna do 9.º 3 da Escola Básica de Lamaçães, um dos oito estudantes desta escola que estão a participar no projecto Erasmus + ‘School os Democracy - We Know Our Duties’, financiado pela Comissão Europeia.
Desde o passado dia 25 de Abril que a Escola Básica de Lamaçães é anfitriã de uma mobilidade no âmbito deste projecto, que envolve também alunos da Polónia, da Croácia e de Itália.

Os estudantes passaram a semana em actividades na Escola de Lamaçães, tendo também desfrutado de um programa de lazer que lhes permitiu conhecer melhor Braga e a região.
Os estudantes estrangeiros ficaram hospedados nas casas dos alunos bracarenses, o que tornou esta experiência ainda mais enriquecedora, como realçou Gabriela: “Foi muito interessante. Na minha casa ficou uma aluna da Polónia, que também se chama Gabriela e demo-nos muito bem. Foi também interessante porque a minha família acabou por vivenciar também um pouco do projecto”.
Participar num projecto Erasmus+ é, de facto, uma experiência marcante para os alunos, como constata Angelina Oliveira.

A professora explicou ao ‘Correio do Minho’ que este projecto ‘School of Democracy’ iniciou-se há dois anos. Ainda se realizou uma mobilidade na Croácia, mas o projecto depois foi interrompido devido à pandemia. Em Fevereiro último as mobilidades foram retomadas e o projecto avançou com a Escola Básica de Lamaçães a receber os alunos e professores estrangeiros.
Participam oito alunos e dois docentes de cada país parceiro.
A próxima mobilidade de correrá dentro de três semanas e será em Itália, seguindo-se depois a mobilidade na Polónia.

Ontem, na escola-sede do Agrupamento D. Maria II realizou-se a sessão de encerramento desta mobilidade em Portugal, momento a que se juntaram também familiares dos alunos.
Presente na sessão, Rosário Pinto, adjunta da Direcção, lembrou que tanto a Escola D. Maria II como a Escola Básica de Lamaçães têm grande tradição neste tipo de projectos que promovem a mobilidade dos alunos. “Desde 2002 que as escolas deste Agrupamento participam em vários projectos Erasmus+ todos os anos. Esta dimensão europeísta faz parte do nosso projecto educativo. É uma dimensão que valorizamos e que é importante para a formação integral dos nossos alunos”, explicou Rosário Pinto, realçando que a mais-valia deste projectos é também permitir aos alunos serem eles os grandes actores de cada mobilidade.

“Nós não trabalhamos só com conteúdos. Também trabalhamos a parte social e cultural. Só o facto de os alunos acolherem estudantes estrangeiros é já uma vivência marcante, como será quando forem eles a ser recebidos no estrangeiro”, acrescentou, lembrando que para alguns estudantes estes projectos acabam por ser a primeira oportunidade para andar de avião, ir ao estrangeiro ou mesmo passar um período de tempo mais longo afastados da família.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho