Correio do Minho

Braga,

- +
Escola Básica de Braga Oeste distinguiu melhores alunos
João Pedro Sousa: “Estamos à espera de uma exibição muito forte do SC Braga”

Escola Básica de Braga Oeste distinguiu melhores alunos

IPVC abre candidaturas para Maiores de 23

Escola Básica de Braga Oeste distinguiu melhores alunos

Braga

2022-12-08 às 21h04

Redacção Redacção

Entrega de Prémios dos Quadros de Valor e de Excelência 2021/2022.

Citação

Realizou-se no dia 25 de Novembro a cerimónia para entrega dos prémios aos alunos que integraram os Quadros de Mérito 2021-2022 – Quadro de Valor, Quadro de Excelência e Quadro de Melhoria Significativa, da Escola Básica de Braga Oeste, momento de grande importância para a comunidade educativa que pretende valorizar o mérito e a excelência nas suas múltiplas dimensões. Esta cerimónia tem por objetivo reconhecer e dar a conhecer à Comunidade Educativa o sucesso dos alunos, destacando as suas aptidões e atitudes nos domínios cognitivo, cultural, pessoal ou social. Como referiu a Diretora do Agrupamento, Cândida Ferreira, “é com enorme alegria que estamos hoje aqui, neste salão muitíssimo bem decorado, para aplaudir o trabalho, a dedicação, o esforço e o empenho de todos os alunos que conquistaram o mérito que a escola e a associação de pais, hoje aqui representadas, reconhecem. Os dois últimos anos da pandemia, impediram-nos de realizar uma cerimónia desta dimensão, embora não tivéssemos deixado de o fazer na escola, de uma forma mais simples e recatada, como a situação o exigia”.
O evento decorreu, pelas 21h30, no Auditório Multiusos de Sequeira, disponibilizado pela Junta de Freguesia, a fim de proporcionar um espaço amplo e com condições favoráveis para poder acolher todos os interessados em participar nesta festa. É de sublinhar que este espaço, onde decorreu a cerimónia, foi primorosamente decorado pelas professoras Margarida Xavier; Ana Margarida Ribeiro e Teresa Carvalho e pelos assistentes operacionais, Sr. Domingos Silva e Sr. Adão Ferreira, os quais não se pouparam a esforços para conseguirem embelezar este auditório e tornarem mágica esta noite tão emblemática do Agrupamento.
A cerimónia que começou com a atuação do Clube de Música, contou com a presença de inúmeros encarregados de educação e familiares, professores, funcionários e com o apoio de muitos alunos, que prestaram homenagem aos colegas premiados. Estiveram também presentes elementos da Direção deste Agrupamento, representantes do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico, das Associações de Pais da Associação de Pais, das Juntas de Freguesia (Sequeira, Martim e Pousa). A Vereadora da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, Dr.ª Mariana Carvalho, e o Assessor da Vereadora da Educação, Inovação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, Dr. João Medeiros, para além do Pároco Manuel Pinheiro, da freguesia de Cabreiros, também marcaram presença. João Medeiros salientou a importância deste evento que, em sua opinião, reconhece a excelência dos alunos que trabalharam mais ao longo do ano; estimulando o sentido de pertença e de partilha entre todos os elementos que constroem a comunidade educativa. Na realidade, segundo afirmou, a escola é um prolongamento da família e só com o seu apoio é que os alunos conseguem mais facilmente obter melhores resultados atingindo níveis de excelência ou de melhorias significativas. A escola deve ser inclusiva, promovendo a integração e o desenvolvimento harmonioso de todos os alunos, com o objetivo de se atingirem sempre os melhores resultados. Esta cerimónia é a consagração do trabalho de excelência desenvolvido pelos professores e das várias sinergias com todos os envolvidos no processo educativo, destacando obviamente a relação com os pelouros que estão sob a tutela da Vereadora Carla Sepúlveda, nomeadamente os da educação, inovação e coesão social.
A apresentação da cerimónia esteve a cargo de dois alunos do 9ºB, a Bruna Abreu Loureiro e o Duarte Pinheiro Oliveira, que começaram por dar as boas vindas a todos os presentes. No final desta cerimónia, a Bruna Loureiro confidenciou, “para mim apresentar esta cerimónia de prémios foi um privilégio, pois é a primeira vez que são alunos a fazer este papel. Ser escolhida para o fazer foi muito bom e ter recebido também o prémio foi uma sensação de conquista, pois trabalha-se um ano todo, e no fim, obtém-se a devida recompensa pelo nosso trabalho e dedicação”.
Foram distinguidos 82 alunos, do 5º ao 9º ano de escolaridade, pelos excelentes resultados alcançados no ano letivo anterior. Entre estes, 80 estavam no Quadro de Excelência (a quem foram estregues os diplomas, o voucher e, ao melhor de cada ano, um troféu) e 4 no Quadro de Valor e 2 nos Quadro de Melhoria Significativa. Por último, foram também distinguidos outros alunos por terem participado, com distinção, noutras atividades promovidas pelo Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, nomeadamente Mega Sprinter – salto em comprimento; no SuperTMatik de Astronomia; nas Olimpíadas Portuguesas de Matemática e no Bebras -O Castor Informático - Desafio Internacional de Pensamento Computacional, na área de TIC
Num breve discurso, a Diretora do Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, Cândida Ferreira, começou por referir que se sente muito orgulhosa pelo trabalho efetuado por todos os envolvidos no processo de aprendizagem. Segundo as suas palavras, “é nosso trabalho reconhecer o mérito dos nossos alunos, sendo que apenas alguns conseguem atingir estes prémios, uma vez que exige muito trabalho e um enorme empenho. Se estão aqui hoje é porque colocaram a escola em 1º lugar! Acredito que os alunos que terminaram o 9º ano, e que hoje estão aqui novamente connosco, vão dar tantas alegrias aos seus novos professores, como nos deram a nós!” Num discurso emotivo agradeceu aos pais e encarregados de educação o apoio e acompanhamento destes alunos referindo que “o vosso orgulho é o nosso orgulho”, aos professores, que têm contribuído para o sucesso dos alunos, aos funcionários, à psicóloga, enfermeiras e terapeutas escolares, destacando duas palavras – APRENDER e INCLUIR – que devem nortear o trabalho de todos. Cada vez mais se pretende que a escola não deixe ninguém para trás e, por isso, tudo será feito para que este objetivo venha a ser concretizado. Agradeceu ainda a colaboração do Município, das Juntas de Freguesia e das várias Associações que têm vindo a colaborar com a escola.
Seguidamente, a Presidente da Associação de Pais/Encarregados de Educação, Maria Oliveira, usou da palavra para agradecer o trabalho e empenho da escola visando o sucesso dos alunos, manifestando o orgulho que os pais sentem ao verem o trabalho e a excelência dos seus filhos, valorizado e reconhecido, tendo mesmo endereçado uma palavra especial aos professores que têm uma tarefa muito difícil e que nem sempre vêm o seu esforço ser reconhecido, terminando com um apelo para que mais pais e encarregados de educação se unam a esta Associação.
Por sua vez, depois de receberem o prémio pelos resultados alcançados, os alunos Diogo Vilaça e André Rocha, do 9ºA, falaram em nome dos alunos premiados tendo referido que a Escola é essencial na preparação do futuro e que muitas vezes é responsável pela descoberta de novos talentos. Já a recém eleita Presidente da Associação Académica, Lara Araújo, endereçou umas palavras de apreço aos colegas merecedores destes prémios, referindo que esses alunos enchem a escola de satisfação e são um exemplo a ser seguido por todos, referindo também que é importante que os alunos estejam unidos para lutarem pelos seus direitos mas também pelos seus deveres, solicitando ainda a todos os alunos ajuda para poderem exercer o seu mandato com a eficiência exigida,
A aluna Mariana Macedo do 9ºA afirmou, “gostei de receber o prémio, senti-me ansiosa, mas orgulhosa ao mesmo tempo, senti-me feliz por conseguir chegar onde eu cheguei e fiquei feliz pelos outros”. Já a aluna do 7ºC, Francisca Pereira disse que “quando eu recebi este prémio nas minhas mãos, senti muito orgulho em mim, e sinto que trabalhei e me esforcei para isso. Fiquei bem comigo própria ao saber que os meus pais ficaram orgulhosos e felizes por mim”. O Tiago Rocha do 7ºD disse algo importante, em poucas palavras, “ao receber este prémio, senti-me inspirado!”. O seu colega Rodrigo Gonçalves, também do 7ºD acrescentou “eu recebi o prémio de excelência, não por sorte, mas sim devido à minha determinação de estudar e de trabalhar”.
Este evento contou ainda com a subida ao palco dos directores de turma que fizeram uma pequena dança para destacar a união e a amizade que os une a todos. Foi-lhes atribuída uma pequena lembrança, pelo seu empenho e dedicação, aos alunos e à escola, a que se seguiu a atuação do Clube de Dança integrado no Desporto Escolar, coordenado pela professora Teresa Borges que, com energia e muita alegria, brindaram a assistência com sua dança aeróbica.
Com esta cerimónia, que terminou com a entrega de flores, a comunidade educativa reconhece e valoriza os resultados alcançados pelos alunos de mérito que podem constituir um marco e uma referência para todos, sendo, também, um momento de apelo e incentivo à continuidade do trabalho desenvolvido e à divulgação merecida dos resultados obtidos, sendo de grande significado para todos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho