Correio do Minho

Braga, quarta-feira

- +
Escola Básica de Braga Oeste enalteceu mérito escolar
Queima do Galheiro de Fradelos é atração turística do Minho

Escola Básica de Braga Oeste enalteceu mérito escolar

Póvoa de Lanhoso alarga as Zonas de Estacionamento de Duração Limitada

Escola Básica de Braga Oeste enalteceu mérito escolar

Braga

2019-12-08 às 15h00

Redacção Redacção

Os resultados escolares obtidos pelos alunos, o empenho e a dedicação demonstrados ao longo do ano e a atitude cívica exemplar no relacionamento interpessoal, determinaram a atribuição destes prémios, que deixa  honrada toda a comunidade educativa.

“Não podemos esquecer: um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.” Malala Yousafzay (Prémio Nobel da Paz 2014)

Realizou-se no Pavilhão Multiusos de Sequeira, mais uma cerimónia para entrega dos prémios dos Quadros de Mérito 2018/2019 – Quadro de Valor, Quadro de Excelência e Quadro de Melhoria Significativa – aos alunos da Escola Básica de Braga Oeste, que se destacaram no ano letivo anterior. Foram também enaltecidos outros alunos por terem participado, com distinção, noutras atividades promovidas por este Agrupamento de Escolas.
Este evento, organizado pelo Agrupamento de Escolas de Braga Oeste, em colaboração com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Básica 2,3 de Cabreiros, decorreu a partir das 21:30 horas e destinou-se aos alunos dos 2º e 3º ciclos e ainda aos do 1º ciclo que receberam prémios do Concurso “Canguru Matemático Sem Fronteiras”.
Os resultados escolares obtidos pelos alunos, o empenho e a dedicação demonstrados ao longo do ano e a atitude cívica exemplar no relacionamento interpessoal, determinaram a atribuição destes prémios, que deixa  honrada toda a comunidade educativa.
A abertura da cerimónia foi abrilhantada com a atuação do Clube de Música da escola, com a coreografia “Debka Kafrit”, uma dança tradicional de Israel, e a peça instrumental “Game of Thrones”. Rui Rodrigues, aluno do 9º C e membro deste clube há 5 anos, manifestou a sua alegria pela participação neste evento, importantíssimo no reconhecimento do mérito dos alunos. Considera que o Clube de Música traz sempre alegria e musicalidade a todos os eventos escolares e, por isso, sugeriu até que o Clube de Música recebesse também, futuramente, um prémio pela sua dedicação total e incondicional à comunidade educativa.
A cerimónia contou com a presença de inúmeros encarregados de educação e com os diretores de turma dos alunos agraciados com os prémios, para além da equipa que integra a Direção do Agrupamento, de elementos do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico, de representantes das Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento e de representantes das Juntas de Freguesia que integram este Agrupamento.
O professor de Educação Física, Nuno Pereira, foi responsável pela apresentação da cerimónia, começando por dar as boas vindas a todos quantos vieram assistir à entrega de prémios dos Quadros de Mérito. Referiu que esta iniciativa visa reconhecer e dar a conhecer, à Comunidade Educativa, o sucesso dos alunos dos 2º e 3º ciclos.
Cândida Ferreira, Diretora do Agrupamento, num breve discurso, começou por destacar a importância da atribuição destes prémios, como forma de incentivar a excelência e reconhecer os alunos que se destacaram nos domínios cognitivo, cultural, pessoal ou social. Frisou que a atribuição dos prémios tem como objetivo incentivar a responsabilidade dos alunos na sua própria formação e premiar o seu empenho na procura da excelência.
Seguidamente, a Presidente da Associação de Pais/Encarregados de Educação, Joaquina Borges, agradeceu o trabalho e empenho da escola para o sucesso dos alunos e manifestou todo o orgulho que os pais sentem ao verem o trabalho e a excelência dos seus filhos serem valorizados e reconhecidos. Salientou que a Associação continua a incentivar o trabalho e o desempenho escolares, reconhecidos a título individual, numa assumida cultura de valorização da excelência enquanto instrumento preponderante para o desenvolvimento cultural e social dos alunos.
Foram galardoados 44 alunos do 5º ao 9º ano pelos resultados escolares alcançados no ano letivo de 2018/2019. Entre estes, 41 alunos estão no Quadro de Excelência (alunos que revelaram um excelente desempenho académico, quer no domínio curricular, quer no domínio não curricular), 3 no Quadro de Valor (alunos que revelaram grandes capacidades ou atitudes exemplares de superação das dificuldades ou que desenvolveram iniciativas ou ações, igualmente exemplares, de benefício claramente social ou comunitário ou de expressão de solidariedade) e, pela primeira vez, desde que foram criados, 3 alunos no Quadro de Melhoria Significativa (alunos que frequentaram pela 2ª ou mais vezes o mesmo ano de escolaridade e que demonstraram, ao longo do ano, capacidades de superação de dificuldades e sentido de responsabilidade e persistência, visíveis no comportamento e aproveitamento escolar). Todos estes alunos receberam receberam um diploma e um “voucher” da FNAC no valor de 25 euros.
Os alunos vencedores em cada um dos Quadros de Mérito (Excelencia, Valor e Melhoria Significativa), mencionados nos quadros seguintes, receberam, ainda, um troféu.

Segundo a opinião da Ana Rita Faria da Costa, aluna do 6ºA, vencedora de dois troféus, um de Valor e outro de Excelência, “esta cerimónia é muito importante, porque valoriza os alunos que se esforçaram o ano inteiro e incentiva-os a serem cada vez melhores. No meu caso, fiquei muito contente por receber estes prémios, pois é o resultado do meu esforço e faz com que queira ser cada vez melhor, sem me esquecer de ajudar os outros.” Por sua vez, Bruno Fernandes, do 8ºB, galardoado com o prémio de Melhoria Significativa, atribuído pela primeira vez este ano, neste Agrupamento, referiu o seguinte: “ eu sei que não foi o melhor prémio que podia ter recebido, mas claro que senti grande orgulho em ir, e em mim”. Citando ainda o aluno Hugo Silva, do atual 9ºC, que recebeu integrou os Quadros de Excelência “ com este prémio sinto-me valorizado e sinto que posso fazer algo pela escola e algo para a sua boa reputação. Também participo no Clube de Música, que é fundamental para dar ânimo à nossa comunidade educativa, já que levamos sempre alegria e boa disposição a todos os eventos em que participamos”.
Depois da atribuição dos prémios chegou o momento de dar voz aos alunos nomeados, subindo ao palco, em sua representação, a Ana Barros e José Miguel Silva, que no presente ano letivo, integram as turmas C e D do 9º Ano. Num texto pleno de significado e emoção, referiram que “Hoje é um dia muito importante para todos os alunos distinguidos e temos a certeza que ficará guardado na nossa memória para o resto da vida. Visando premiar o nosso mérito, dedicação e o esforço no desempenho escolar, esta cerimónia distingue tudo aquilo que o aluno é, e todos os que contribuíram para isso, pois o sucesso não é unicamente individual. Referimo-nos a todas as pessoas que fizeram e fazem parte, tanto do nosso percurso académico como também da nossa vida pessoal. Assim, agradecemos: aos nossos professores, que nos provocam a sede de saber e estimulam a curiosidade, agradecemos toda a compreensão, todo o apoio e toda a ajuda que nos deram, para que nós conseguíssemos superar as dificuldades e barreiras que fomos encontrando pelo caminho; aos funcionários do nosso agrupamento, agradecemos por zelarem pela nossa escola, por nós e pela continuidade da nossa educação; aos encarregados de educação, pais e demais familiares, agradecemos por serem o nosso suporte, a nossa fortaleza e a mão amiga que muitas vezes necessitamos; aos nossos colegas e amigos agradecemos o companheirismo, a partilha de histórias e de vivências e a força que muitas vezes nos transmitiram.” A terminar, disseram, ainda, que “A escola é uma janela aberta para a vida, para o futuro. O caminho pode não ser fácil de percorrer, mas o mais importante é não desistir à primeira dificuldade, tentar superar os medos e seguir em frente, porque um verdadeiro vencedor não é aquele que vence sempre, mas sim aquele que nunca pára de lutar.”
Seguidamente foram entregues prémios aos alunos que se destacaram em 2018/2019 em diversas atividades, umas internas e outras externas, a nível concelhio, distrital, regional ou nacional.
Assim, no âmbito do Departamento de Línguas e das Bibliotecas Escolares, destacaram-se os alunos:

Foram também entregues os prémios do “Canguru Matemático Sem Fronteiras”, atividade dinamizada pelo Subdepartamento Disciplinar de Matemática, em 2018/2019.

Também o subdepartamento disciplinar de Físico-Química, levou alunos a participarem no Campeonato SuperTmatic de Astronomia, tendo-se destacado os seguintes alunos:

Finalmente, foram entregues os prémios aos alunos que se evidenciaram nas modalidades do Desporto Escolar, em 2018/2019.

A Vice-presidente da Associação de Estudantes da Escola Sede do Agrupamento de Escolas Braga Oeste, Beatriz da Cruz Lima e o 1º Vogal, Diana Catarina Macedo Cruz, subiram também ao palco para felicitarem os alunos nomeados para os Quadros de Mérito, desejando que estes prémios os incentivem a continuar a caminhada para alcançarem os objetivos escolares, “a empenharem-se cada vez mais e a estudar, claro, mas, acima de tudo, continuarem com um comportamento adequado e com valores positivos”. Acrescentaram que “como Associação de Estudantes, durante este ano letivo procuraremos colaborar com a diretora, professores, encarregados de educação, alunos e pessoal não docente para dinamizar uma aprendizagem e um ensino de qualidade”.
O Clube de Dança/Desporto Escolar, coordenado pela professora Teresa Borges, encerrou esta cerimónia com uma entusiasmante atuação de “Atividades rítmicas e expressivas”, contagiando toda a assistência com a sua energia e expressividade corporal.
Pode concluir-se que esta cerimónia decorreu com grande animação e emoção e para o seu sucesso concorreu, para além de todos fatores já mencionados, o trabalho invisível, mas não menos imprescindível, de muitos professores, alunos e assistentes operacionais desta escola.
Os Encarregados de Educação, quer nos momentos de confraternização final, quer em contactos posteriores, transmitiram aos professores o seu agrado pela forma como decorreu a organização e a apresentação deste evento, lamentando apenas o espaço exíguo para esta cerimónia que gostariam que fosse alargada a outros familiares e amigos.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.