Ruy de Carvalho “feliz e honrado” com homenagem
2022-12-04 às 06h00
Tendo em vista a abertura da nova Escola Ciência Viva de Braga, o Cen-tro de Ciência Viva reuniu com as direcções dos agrupamentos escolares.
Tendo como objectivo a preparação da abertura da nova Escola Ciência Viva de Braga, o Centro Ciência Viva reuniu com as direcções dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Braga, numa sessão que serviu de esclarecimento e de apresentação, tendo ainda tratado de aspectos de coordenação com vista à abertura desta oferta educativa no concelho, que conta desde a sua base com parcerias do Município de Braga e da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Recorde-se que o projecto. conta ainda com o financiamento do Plano de Resolução e Resiliência.
Durante a apresentação, o director João Paulo Vieira, reafirmou a importância do projecto para Braga e vincou que “a Escola Ciência Viva é um projecto educativo de elevada importância que será dedicado à Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). Neste modelo de escola, que dura uma semana inteira, aplicamos os recursos da moderna museologia científica ao currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência. É uma mudança de paradigma. Estamos perante um programa educativo que é único em toda a Europa. A ideia de aprofundar a missão educativa dos museus e centros de ciência está por detrás de alguns dos projectos mais inovadores dos últimos anos, como é o caso das museum-schools, que se têm vindo a afirmar do outro lado do Atlântico - o Science Centre School, em Los Angeles, é um dos exemplos mais conhecidos.” rematou.
Por seu lado, o coordenador, Pedro Dias, disse que “foi muito significativo o interesse e entusiasmo manifestado por todos os presentes em torno deste projecto e do modelo de trabalho que queremos implementar. Obrigado a todos os agrupamentos, sem excepção, que desde a primeira hora manifestaram vontade de integrar este projecto, a ciência estará, por isso, cada vez mais viva e presente na nossa comunidade educativa”.
A sessão contou com a presença dos representantes das direcções das escolas e ainda de alguns docentes aos quais foi tam- bém apresentado o projecto de alargamento do Centro de Ciência que inclui um espaço inteiramente dedicado às actividades da escola e espaços exteriores projectados para as actividades programadas. As actividades lectivas da escola terão início em Janeiro de 2023.
Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.
Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.
Continuará a ver as manchetes com maior destaque.
Faça login para uma melhor experiência no site Correio do Minho. O Correio do Minho tem mais a oferecer quando efectuar o login da sua conta.
Se ainda não é um utilizador do Correio do Minho:
RegistoRegiste-se gratuitamente no "Correio Do Minho online" para poder desfrutar de todas as potencialidades do site!
Se já é um utilizador do Correio do Minho:
LoginSe esqueceu da palavra-passe de acesso, introduza o endereço de e-mail que escolheu no registo e clique em "Recuperar".
Receberá uma mensagem de e-mail com as instruções para criar uma nova palavra-passe. Poderá alterá-la posteriormente na sua área de utilizador.
Subscreva gratuitamente as newsletters e receba o melhor da actualidade e os trabalhos mais profundos.
Deixa o teu comentário