Correio do Minho

Braga,

- +
Escola Ciência Viva de Braga abre em 2023
Daniel Sousa: “Queremos tornar a nossa casa na nossa fortaleza”

Escola Ciência Viva de Braga abre em 2023

Ruy de Carvalho “feliz e honrado” com homenagem

Escola Ciência Viva de Braga abre em 2023

Ensino

2022-12-04 às 06h00

Redacção Redacção

Tendo em vista a abertura da nova Escola Ciência Viva de Braga, o Cen-tro de Ciência Viva reuniu com as direcções dos agrupamentos escolares.

Citação

Tendo como objectivo a preparação da abertura da nova Escola Ciência Viva de Braga, o Centro Ciência Viva reuniu com as direcções dos Agrupamentos de Escolas do concelho de Braga, numa sessão que serviu de esclarecimento e de apresentação, tendo ainda tratado de aspectos de coordenação com vista à abertura desta oferta educativa no concelho, que conta desde a sua base com parcerias do Município de Braga e da Escola de Ciências da Universidade do Minho. Recorde-se que o projecto. conta ainda com o financiamento do Plano de Resolução e Resiliência.
Durante a apresentação, o director João Paulo Vieira, reafirmou a importância do projecto para Braga e vincou que “a Escola Ciência Viva é um projecto educativo de elevada importância que será dedicado à Educação em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática (STEAM). Neste modelo de escola, que dura uma semana inteira, aplicamos os recursos da moderna museologia científica ao currículo do 1.º Ciclo do Ensino Básico, com um programa educativo que combina o trabalho prático e experimental na educação em ciências com o ambiente educativo característico de um Centro de Ciência. É uma mudança de paradigma. Estamos perante um programa educativo que é único em toda a Europa. A ideia de aprofundar a missão educativa dos museus e centros de ciência está por detrás de alguns dos projectos mais inovadores dos últimos anos, como é o caso das museum-schools, que se têm vindo a afirmar do outro lado do Atlântico - o Science Centre School, em Los Angeles, é um dos exemplos mais conhecidos.” rematou.
Por seu lado, o coordenador, Pedro Dias, disse que “foi muito significativo o interesse e entusiasmo manifestado por todos os presentes em torno deste projecto e do modelo de trabalho que queremos implementar. Obrigado a todos os agrupamentos, sem excepção, que desde a primeira hora manifestaram vontade de integrar este projecto, a ciência estará, por isso, cada vez mais viva e presente na nossa comunidade educativa”.
A sessão contou com a presença dos representantes das direcções das escolas e ainda de alguns docentes aos quais foi tam- bém apresentado o projecto de alargamento do Centro de Ciência que inclui um espaço inteiramente dedicado às actividades da escola e espaços exteriores projectados para as actividades programadas. As actividades lectivas da escola terão início em Janeiro de 2023.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho