Correio do Minho

Braga, sábado

- +
Escola de Ciências da UMinho sonha com novas instalações
Cabeceiras de Basto: Detido por tráfico de estupefacientes

Escola de Ciências da UMinho sonha com novas instalações

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Escola de Ciências da UMinho sonha com novas instalações

Ensino

2024-02-23 às 20h00

Redacção Redacção

Desejo foi referido pelo presidente José Méijome nos 49 anos da instituição

Citação

A Escola de Ciências da Universidade do Minho (ECUM) celebrou ontem o 49º aniversário e o seu presidente reforçou como principal pedido a construção de novas instalações. José Manuel González-Méijome anseia que o novo espaço seja concluído entre cinco e dez anos. “Poderá vir a ser o projeto de maior envergadura da UMinho nas décadas recentes”, avançou. Nos últimos anos, a escola modernizou o laboratório de Química, as instalações sanitárias e substituiu parte da cobertura.



Na última cerimónia do Dia da Escola enquanto presidente, José González-Méijome fez um balanço e perspetivou o futuro. “Das 32 medidas previstas no Plano de Ação, 97% foram iniciadas, cerca de 90% estão concluídas ou com níveis de execução acima dos 75%, resultando numa execução global de 93%”, referiu. Perante um auditório repleto com mais de duas centenas de pessoas, no campus de Gualtar, em Braga, referiu as principais conquistas pedagógicas, como a criação da licenciatura em Ciência de Dados em parceria com a Escola de Engenharia, o Observatório ECUM e o aumento de alunos.



A nível científico destacou o incentivo de projetos europeus e maior captação de financiamento, bem como o aumento de atividades e de visitantes na Noite Europeia dos Investigadores, a criação do “Journal UMinho Science” por alunos e a celebração de mais de meia centena de protocolos com escolas da região no âmbito da Rede de Clubes Ciência Viva na Escola. Com mais mobilidades Erasmus, espera-se a realização de quatro Blended Intensive Programs e uma candidatura Erasmus K2 em parceria com a Aliança Europeia Arqus.



Ao nível da qualidade, foi implementado o Regime de Avaliação do Pessoal Investigador, revisto o Regulamento de Avaliação do Pessoal Docente e foram introduzidas novas métricas no Quadro Anual de Responsabilização. O responsável afirmou que a instituição tem todas as condições para “atrair novas lideranças” e mostrou total “disponibilidade para continuar a contribuir para a escola”.



Já o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, elogiou o trabalho da presidência da ECUM, nomeadamente na “concretização do plano de ação” e com resultados muito positivos. Na cerimónia foram atribuídos prémios de reconhecimento a membros da ECUM pela Atividade Pedagógica (Nuno Peres); pela Inovação Pedagógica (Fátima Bento); pelo Impacto da Investigação Científica (José Pedro Basto Silva); pela Transferência de Conhecimento (Luís Filipe Meira Machado); pela Interação com a Sociedade (Dulce Geraldo) e pela Melhor Tese de Doutoramento (Gonçalo Filipe Santos Catarina). Madga Graça e Elisabete Carvalho foram as duas trabalhadoras galardoadas. Houve ainda 13 prémios escolares a alunos.



No concurso “Ciência Feita Arte” foram atribuídos quatro prémios. Na modalidade de Imagem foram premiados o docente José Brilha, do Departamento de Ciências da Terra da ECUM com “O tempo em camadas”. “The art of breathing”, das alunas Matilde Moreira Mendes e Maria Gomes Santos, do Agrupamento Escolar Camilo Castelo Branco, foi o outro trabalho escolhido. Na modalidade de Instalação, os premiados foram a docente Alexandra Nobre (Departamento de Biologia da ECUM) e Inês Machado, Dinis Alves e Íris Pacheco, do Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho