Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Escola Nova espera pelos alunos de Coura
Famalicão lança Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros

Escola Nova espera pelos alunos de Coura

Um ano de comemorações do universo camiliano

Escola Nova espera pelos alunos de Coura

Alto Minho

2018-09-16 às 16h11

Redacção Redacção

“Investir na cultura e educação é transformar Paredes de Coura num território vivo, competitivo e que encara o futuro com otimismo”, apontou o edil courense.

Citação

É já esta segunda-feira, dia 17 de setembro, a partir das 9h00, que os alunos da Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura vão conhecer a sua nova escola na abertura do novo ano escolar. Uma escola mais bonita, mais funcional e melhor apetrechada, para que estudantes, professores, auxiliares de educação e pais continuem a ter muito orgulho numa escola que tem formado sucessivas gerações de courenses.
A inauguração formal da requalificada escola vai acontecer mais para a frente ainda neste primeiro trimestre letivo e implicou um investimento de quase 2,5 M€ (dois milhões e meio de euros), financiado parcialmente por fundos europeus e com apoio do Ministério da Educação no âmbito do programa de Modernização das Escolas.
Na semana anterior à abertura do ano escolar, a Escola Básica e Secundária de Paredes de Coura foi visitada pelo Primeiro Ministro António Costa e pelo Ministro da Educação Tiago Brandão Rodrigues. Uma visita em que os governantes não esconderam a satisfação pelo sucesso da empreitada, que decorreu em simultâneo com as aulas e implicou o ajustamento de toda a comunidade educativa. 
Já antes do parecer favorável para a execução da obra por parte da entidade gestora dos fundos Norte 2020, o Município de Paredes de Coura havia avançado com uma primeira intervenção nesta Escola Básica e Secundária. Um esforço financeiro que vem na linha das muitas iniciativas protagonizadas pela Câmara Municipal liderada por Vítor Paulo Pereira, que tem na educação e cultura duas áreas privilegiadas da sua gestão.
“Investir na cultura e educação é transformar Paredes de Coura num território vivo, competitivo e que encara o futuro com otimismo”, apontou o edil courense, reforçando a importância da aposta nestas duas áreas primordiais: “em matéria de educação e cultura não hesitamos em investir, porque o retorno é garantido. Trata-se de preparar o futuro das nossas crianças e dos nossos jovens”, sublinhou.
UMinho parceira no Projeto Educativo
É partindo deste princípio, que o Município de Paredes de Coura estabeleceu uma parceria com a Universidade do Minho, com o fim de ser elaborado o Projeto Educativo do concelho. Um documento estratégico e orientador que contará com a colaboração de todos os intervenientes no processo educativo.
Ainda no âmbito das parcerias ao nível da educação, a autarquia tem em curso um projeto de combate ao insucesso escolar, numa parceria com a CIM Alto Minho e financiada pelo Norte 2020. Esta parceria inclui, no caso de Paredes de Coura, um projeto pedagógico das Comédias do Minho, companhia de teatro profissional, que promove o diálogo entre as práticas artísticas e os conteúdos curriculares, apoiando a abordagem de autores como Gil Vicente.
Depois, numa vila com tanta ligação às construções Lego®, onde todos anos decorre o Arte em Peças e o Lego® Fan Weekend – iniciativa com paralelo apenas em Skærbæk (Dinamarca) e Köbe (Japão) --, os ‘legos’ são usados para facilitar o ensino da matemática no 1º ciclo. Entretanto, o Município também criou uma plataforma acessível através de tablets disponibilizadas aos alunos do 1º ciclo, com conteúdos locais e interativos. Uma psicóloga para apoio aos alunos, pais e docentes no desenvolvimento do projeto, e ainda um observatório da educação para utilização e consulta de toda a comunidade educativa complementam as ações proporcionadas pela autarquia no sentido de promover a melhor retaguarda aos jovens alunos.
O processo educativo também é facilitado pelo ensino da música desde a creche até ao 4º ano de escolaridade, bem como o ensino articulado de música entre o 5º e a 9º ano de escolaridade. O Município garante ainda o ensino do Inglês em todos os estabelecimentos de ensino do pré-escolar, num inegável esforço financeiro para a autarquia que tem na educação e cultura duas das prioridades: “quando se trata de Educação, eu, se tiver fôlego financeiro, não fico à espera do apoio do Estado”, concluiu Vitor Paulo Pereira.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade
Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho