Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Escolas de Braga acolhem alunos músicos afegãos refugiados
Vila Praia de Âncora assinala centenário

Escolas de Braga acolhem alunos músicos afegãos refugiados

Cortejo histórico é um dos pontos altos

Escolas de Braga acolhem alunos músicos afegãos refugiados

As Nossas Escolas

2022-09-12 às 08h03

Carlos Costinha Sousa Carlos Costinha Sousa

Várias escolas de Braga vão ser a ‘casa’ de cerca de 50 alunos refugiados afegãos que vão poder dar continuidade à sua carreira académica.

Citação

Cerca de 50 alunos de música afegãos foram acolhidos pelo Conservatório de Música Calouste Gulbenkian e os agrupamentos de escolas parceiros desta instituição - o Agrupamento de Escolas de Maximinos e o Agrupamento de Mosteiro e Cávado, onde vão frequentar as aulas e dar continuidade à sua formação académica e musical.
Estes alunos são refugiados afegãos que chegaram a Portugal nas passados meses de Dezembro e Janeira, tendo estado alojados em Lisboa. Recentemente mudanram-se para Braga e Guimarães, onde lhes é dada a oportunidade de darem continuidade às suas vidas.

Desta forma, e depois de uma recepção que contou com os directores do Agrupamentos de Escolas de Maximinos e de Mosteiro e Cávado, para além da vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, os alunos vão ser recebidos nas respectivas escolas durante a semana que hoje começa. Está previsto que a recepção aos alunos mais velhos, do ensino secundário, se realize no próximo dia 16 de Setembro pelas 11.30 horas, numa cerimónia que vai contar com a realização de um momento musical por parte desses mesmo alunos, que apresentarão também composições com instrumentos tradicionais do seu país de origem.
Recorde-se que estes alunos chegaram a Portugal, juntamente com vários músicos, professores e funcionários do Instituto Nacional de Música do Afeganistão, assim como alguns familiares, tendo ficado, até agora, em Lisboa.
Esta acção realizou-se graças a uma operação conjunta que envolveu as autoridades nacionais portuguesas e do Qatar, assim como algumas organizações norte-americanas.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho