Correio do Minho

Braga, sexta-feira

- +
Escolas de Braga distinguidas no projecto ‘No Poupar está o Ganho’
Hevertton Santos vai reforçar o Gil Vicente

Escolas de Braga distinguidas no projecto ‘No Poupar está o Ganho’

Hospital de Braga: Luta contra o regresso à PPP entre as prioridades da Comissão de Trabalhadores

Escolas de Braga distinguidas no projecto ‘No Poupar está o Ganho’

Ensino

2025-06-12 às 06h00

Redacção Redacção

15.ª edição deste projecto nacional contou com excelentes resultados dos representantes bracarenses. Destaque para a ‘Menção Honrosa Seguros - Replicabilidade’ atribuída à EB São Lázaro.

Citação

Várias escolas de Braga estiveram em destaque entre os vencedores do Concurso Final do projecto ‘No Poupar Está o Ganho’. Esta é uma iniciativa de educação financeira promovida pela Fundação António Cupertino de Miranda e o projecto, que este ano celebra 15 anos, já impactou mais de 115 mil alunos de mais de 120 municípios de norte a sul do país.
A cerimónia de entrega de prémios decorreu nos jardins da Fundação, no Porto, e contou com a presença de cerca de 600 pessoas, entre alunos, professores, autarcas, mecenas e parceiros institucionais. Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, também marcou presença na sessão e afirmou ter “muito orgulho em pertencer a este projecto. Nestas experiências os nossos alunos acabam por adquirir competências transversais que, muitas vezes, são mais difíceis de desenvolver durante os seus percursos escolares”.
A sessão foi encerrada por António Cunha, presidente da CCDR-N, cuja intervenção destacou a relevância estratégica da educação financeira na formação dos jovens. “Gostava de assinalar o papel absolutamente extraordinário da Fundação António Cupertino de Miranda nesta iniciativa. É notável o trabalho que aqui é feito e o ambiente que aqui se viveu durante esta tarde”, disse.
Ao longo do ano lectivo, os mais de 20 mil alunos envolvidos no projecto foram desafiados a desenvolver um trabalho criativo, que aplicasse os conhecimentos adquiridos em temas como a poupança, os seguros, o consumo responsável, a economia circular ou os direitos dos consumidores.
O trabalho da turma 4.º F daEscola Básica de São Lázaro foi distinguido na categoria do 1.º Ciclo, com a ‘Menção Honrosa Seguros - Replicabilidade’, sendo considerado o melhor na sua categoria de ensino.
A criatividade e a forma como aplicaram os conceitos de literacia financeira fizeram a diferença. As turmas participantes usaram diferentes formatos para apresentar os seus projectos: jogos, vídeos, livros digitais, músicas, danças, peças de teatro, entre outros.
Além do reconhecimento nacional, foram também distinguidas como vencedoras municipais, as turmas: - 1.º Ciclo (1.º e 2.º ano): Turma 2.ºA da Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian; - 1.º Ciclo (3.º e 4.º ano): Turma GUA8 da Escola Básica de Gualtar.
O Concurso Final é o ponto alto do projecto e o maior momento de competição interturmas, envolvendo escolas de todo o país. Nesta 15.ª edição, o projecto continuou a ser dinamizado através dos diversos recursos como manuais, fichas, de uma plataforma digital e de uma App educativa, que disponibilizam todos os recursos pedagógicos necessários.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho