Correio do Minho

Braga, segunda-feira

- +
Escolas do 1.º ciclo em Barcelos vão leccionar aulas de futsal
Lions Clube de Braga inicia ano com acção ambiental

Escolas do 1.º ciclo em Barcelos vão leccionar aulas de futsal

Braga investe 130 mil euros em mais uma edição do Orçamento Participativo Escolar

Escolas do 1.º ciclo em Barcelos vão leccionar aulas de futsal

Desporto

2023-03-28 às 06h00

Redacção Redacção

Actividades de enriquecimento curricular passam a contar com tempos dedicados ao futsal, após protocolo com Federação e Associação de Futebol de Braga.

Citação

Os alunos das escolas do 1.º Ciclo do concelho de Barcelos vão poder beneficiar do ensino de futsal, cujas aulas vão ser leccionadas no tempo das AECs – Actividades de Enriquecimento Curricular.
Foi assinado um protocolo entre a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Associação de Futebol de Braga (AFB) e a EMEC – Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos que tem por objecto estabelecer os termos e condições da cooperação, para implementação de um programa-piloto com vista à dinamização de um programa regular de ensino do futebol nas escolas do 1.º Ciclo - Ensino Básico.
FPF, AFB e EMEC estabeleceram as bases de colaboração para que no âmbito do acordo seja implementado um “projecto desportivo integrado no projecto educativo da escola”, capaz de “promover a actividade física programa-piloto com vista à dinamização de um programa regular de ensino do futebol nas escolas do 1.º ciclo designado ‘Bola na Escola’.
A assinatura do Protocolo, que decorreu antes do jogo de sub-19 Portugal – Chéquia, contou com a presença de Mariana Carvalho, vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, José Alberto Ferreira, director da FPF, Manuel Machado, presidente da AF Braga, e Jorge Manuel Cruz, presidente da EMEC.
Mariana Carvalho, vereadora da Educação da Câmara de Barcelos, considerou que este protocolo vem “dar resposta a uma carência existente”.
“Trata-se de um projecto que representa uma excelente oportunidade de enriquecimento curricular, pelo que agradeço à EMEC pela receptividade que deu à nossa ideia, e não tenho dúvidas que será algo muito bem recebido pelas próprias crianças”.
Manuel Machado, presidente da AF Braga, sublinhou a importância de incutir a paixão pelo desporto nas crianças, pois serão elas os jogadores e árbitros do futuro. “Penso que este programa tem tudo para dar um forte contributo à oferta escolar de Barcelos. Para nós, é importante incutir a prática desportiva nos mais jovens, pois é das crianças que nós poderemos retirar futuros jogadores, futuros árbitros, futuros dirigentes”, disse .
Outro interveniente, José Alberto Ferreira, director da FPF, agradeceu ao Município e sublinhou também a importância da iniciativa, pois além de incutir hábitos de prática desportiva nos mais jovens, vai “fomentar hábitos mais saudáveis nas crianças”.
Jorge Cruz, presidente da EMEC, entidade que vai gerir este programa- piloto, garantiu que vai “colocar no terreno toda dinâmica para que esta iniciativa seja um sucesso”.
No que respeita às responsabilidades, à FPF e à AFB compete a definição dos conteúdos das unidades didácticas das aulas, elaborar dossier das unidades didácticas de iniciação e aperfeiçoamento ao futsal, disponibilizar kit básico com material pedagógico para as aulas, e proporcionar formação inicial ao professor responsável pelas atividades de enriquecimento curricular (AEC).
À EMEC, compete definir os agrupamentos e escolas onde o projecto será implementado.

Deixa o teu comentário

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho