Correio do Minho

Braga, terça-feira

- +
Escuteiros sempre alerta para servir
Cónegos madrugadores levam a vitória

Escuteiros sempre alerta para servir

Eco Parlamento reúne alunos de escolas públicas e um colégio

Escuteiros sempre alerta para servir

Braga

2020-06-01 às 10h00

Patrícia Sousa Patrícia Sousa

Lema do escutismo ‘Sempre Alerta para servir’ nunca esteve tão presente na vida das comunidades. Núcleos de Guimarães e de Famalicão são disso exemplo. Escuteiros desdobram-se em acções de solidariedade e de apoio à paróquia e junta de freguesia.

Citação

“Se tiveres o hábito de fazeres as coisas com alegria, raramente encontrarás situações difíceis”.
Baden-Powell

De mangas arregaçadas e sempre alerta para servir, os escuteiros continuam a cumprir a missão de Baden-Powell. Hoje, mais do que nunca. Com o espírito de serviço sempre presente, os escuteiros da região, que celebraram 97 anos do movimento no passado dia 27 de Maio, estão a levar alimentos, mas sobretudo, amor a quem mais precisa nesta altura difícil para muitas famílias. Os exemplos são muitos e perde-se o número aos escuteiros envolvidos em acções sociais e de solidariedade.
Em Guimarães, a Junta de Núcleo e os agrupamentos que a integram, dos concelhos de Guimarães e de Vizela, envolveram-se em mil e uma acções.
A celebrar os 96 anos, o núcleo criou um jogo e uma dinâmica de partilha de fotografias de um momento que marcou a vida escutista. “No dia da festa foi celebrada uma eucaristia, em directo no facebook, na Igreja da Colegiada de Nossa Senhora da Oliveira, onde foi possível fazer a ligação directa com quatro jovens, que rezaram um ministério do terço cada um”, contou o chefe de Núcleo, Ernesto Machado. Além disso, na página do facebook foram publicadas mensagens do arcebispo primaz, D. Jorge Ortiga, dos presidentes das câmaras de Guimarães e de Vizela, Domingos Bragança e Victor Hugo Salgado respectivamente, e do chege regional de Braga, Hugo Cunha.
Desde a primeira hora, que o Núcleo de Guimarães se juntou ao projecto na área social da Câmara Municipal de Guimarães para ajudar as pessoas sem abrigo, criando o centro de acolhimento temporário.
Entretanto, o Núcleo de Guimarães está a colaborar com a Re-food de Guimarães. “Entraram em contacto connosco, porque como os restaurantes fecharam, já não tinham comida para levar às pessoas e pediram-nos ajuda”, contou o chefe de Núcleo, referindo que se fez uma mobilização junto de todos os agrupamentos. “A campanha está a decorrer nas várias paróquias e está a correr tão bem que a responsável do Re-food já se mostrou muito sensibilizada com a nossa envolvência e rapidez”, assegurou o dirigente.
Além disso, o núcleo está envolvido também com a Cruz Vermelha e a autarquia e alguns escuteiros têm dado apoio em alguns lares, colaborando quando os profissionais estão de folga.
Nesta fase, “praticamente todos os agrupamentos são também o braço direito das juntas de freguesia na distribuição de bens alimentares, máscaras, panfletos informativos”, informou.
Muitos agrupamentos disponibilizaram, adiantou o chefe de núcleo, parte do seu orçamento e ofereceram máscaras aos centros de saúde da terra e até cederam material informático. Neste período, a Junta de Núcleo de Guimarães também lançou o projecto ‘Ajuda em Casa’, onde o secretário executivo da junta de núcleo, como a secretaria e o Centro Escutista da Penha estão fechados, tem estado a dar apoio aos escuteiros, e não só, em questões informáticas.
“Agora com o regresso das celebrações eucarísticas, os escuteiros estão a integrar as equipas de acolhimento para orientar e informar as pessoas”, referiu.
Também a Junta de Núcleo de Famalicão esteve e continua a estar envolvida numa série de iniciativas solidárias e de apoio à comunidade. Carlos Pereira, chefe de núcleo, destacou o envolvimento com o Município de Famalicão. “O município pediu ajuda para embalar luvas descartáveis para distribuir à população. O pedido foi feito num sábado ao início da tarde e no sábado à noite já tínhamos as equipas de adultos na ‘linha de montagem’ a trabalhar”, contou o dirigente, referindo que estiveram envolvidos 130 escuteiros, que embalaram 85 mil pares de luvas.
O Núcleo de Famalicão também esteve envolvido na recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome. “Os agrupamentos mobilizaram-se nas paróquias e este sábado entregamos todos os alimentos recolhidos no Banco Alimentar de Braga”, contou ainda o chefe.

Deixa o teu comentário

Banner publicidade

Usamos cookies para melhorar a experiência de navegação no nosso website. Ao continuar está a aceitar a política de cookies.

Registe-se ou faça login Seta perfil

Com a sessão iniciada poderá fazer download do jornal e poderá escolher a frequência com que recebe a nossa newsletter.




A 1ª página é sua personalize-a Seta menu

Escolha as categorias que farão parte da sua página inicial.

Continuará a ver as manchetes com maior destaque.

Bem-vindo ao Correio do Minho
Permita anúncios no nosso website

Parece que está a utilizar um bloqueador de anúncios.
Utilizamos a publicidade para ajudar a financiar o nosso website.

Permitir anúncios na Antena Minho